Acessibilidade / Reportar erro

Associação entre Periodontite e Hiperglicemia

RESUMO

Objetivo:

O objetivo desse estudo foi analisar a prevalência de hiperglicemia não diagnosticada em indivíduos com periodontite.

Métodos:

A amostra foi composta por indivíduos selecionados aleatoriamente que se inscreveram para tratamento no Curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva, Belo Horizonte, Minas Gerais. A amostra foi dividida em dois grupos, o dos indivíduos sem periodontite (n=30) e o dos indivíduos com periodontite (n=20). Todos responderam a um questionário sobre hábitos e condição de saúde geral. Também tiveram o fluxo salivar quantificado e passaram por um exame periodontal para avaliação do sangramento gengival, da profundidade de sondagem e do nível de inserção clínica. Através de exames laboratoriais, quantificou-se a glicemia em jejum e os níveis de hemoglobina glicada.

Resultados:

Na amostra estudada foi identificado maior percentual de indivíduos com hiperglicemia no grupo com periodontite do que no grupo sem periodontite.

Conclusão:

Sugere-se, portanto, que a solicitação de exames laboratoriais para avaliação dos níveis glicêmicos faça parte do protocolo odontológico de atendimento dos indivíduos com periodontite.

Termos de indexação:
Complicações; Diabetes Mellitus; Periodontite

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br