Acessibilidade / Reportar erro

Desempenho de sistemas endodônticos rotatórios constante e progressivo no preparo do canal radicular

RESUMO

Objetivo:

Comparar o desempenho de dois sistemas rotatórios em relação ao tempo de preparo, formato final e alterações do canal, desvio e fratura de instrumento.

Métodos:

Um total de 40 canais simulados em blocos de resina com curvatura de 30o e comprimento de 17 mm foram divididos randomicamente nos sistemas ProTaper e BioRaCe preparados até F5 e BR5 respectivamente. Imagens pré e após o preparo dos canais foram obtidas e superpostas para identificação de alterações de forma, desvios e largura. O tempo de preparo e fratura de instrumentos também foram avaliados. Os dados foram analisados por teste t de Student.

Resultados:

O tempo de preparo, alterações de forma e taxa de fratura de instrumentos não teve diferença entre os dois sistemas avaliados (p>0,05). Os instrumentos progressivos do ProTaper resultou em canais significativamente mais largos no terço apical (p<0,05).

Conclusão:

Os dois sistemas rotatórios avaliados resultaram em preparo endodôntico seguro, com poucas alterações e fratura de instrumento.

Termos de indexação:
Cavidade pulpar; Endodontia; Preparo endodôntico

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br