Acessibilidade / Reportar erro

Sucesso clínico do infiltrante e selante resinoso em cáries incipientes de dentes permanentes: uma revisão integrativa da literatura

RESUMO

Objetivo:

Realizar uma revisão integrativa da literatura para comparar o sucesso clínico de técnicas de selamento em cáries incipientes, apresentando as técnicas, vantagens, indicações e falhas.

Métodos:

A pergunta que guiou essa revisão foi: “Qual técnica, selante ou infiltração resinosa, tem maior longevidade clínica no selamento de lesões cariosas incipientes em dentes permanentes?” 1707 artigos científicos publicados de 2005 a 2019 foram buscados da base de dados da Pubmed, Lilacs e SciELO, usando as seguintes palavras chave: “selamento de cáries”, “infiltrante resinoso”, “progressão de cáries”. Posteriormente, através da leitura de títulos e resumos, 10 artigos foram selecionados de acordo com os critérios de inclusão: artigos escritos em inglês, controle clínico randomizado de pelo menos 1 ano, utilização de selamento infiltrativo ou selante resinoso definido como o método de tratamento de lesões cariosas envolvendo a região proximal e oclusal até terço externo da dentina. O teste estatístico de Mann-Whitney foi aplicado para comparação das duas técnicas (alpha=0.05).

Resultados:

Seis estudos utilizaram design de boca dividida e 4 estudos utilizaram design paralelo, com uma amostra total de 1316 dentes. Os estudos demostraram um alto índice de sucesso clínico no controle da progressão de lesões cariosas com uma média de 80% para selantes, e 88% para infiltrantes, sem diferença estatística entre as técnicas (valor-p=0.358).

Conclusão:

Nenhuma diferença em eficácia clínica foi observada entre as técnicas de selamento e infiltração resinosa de lesões de cárie incipientes durante período de um a sete anos de acompanhamento.

Termos de indexação
Terapias complementares; Cárie dentária; Selantes de fossas e fissuras

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br