Acessibilidade / Reportar erro

Resistência à fadiga de instrumentos endodônticos fabricados em NiTi CM Wire e em niti convencional com tratamento eletroquìmico

RESUMO

Objetivo:

Este estudo comparou a vida em fadiga de instrumentos endodônticos fabricados com a liga de NiTi convencional com eletropolimento de superfície, RaCe (FKG Dentaire, LaChauxdeFonds, Suiça), com instrumentos fabricados com a liga de NiTi CM Wire, submetidos a tratamento termomecânico, no processo de fabricação, HyFlex CM (Coltene Whaledent, Cuyahoga Falls, Ohio, EUA), ambos com geometria e dimensões semelhantes, visando determinar a influência do processo de fabricação das ligas e do acabamento superficial na resistência à fadiga.

Métodos:

Foram utilizados vinte instrumentos HyFlex CM e RaCe com D0 0,25mm, conicidade 0,06mm/mm, 25mm de comprimento, ambos com seção transversal triangular. A resistência à fratura foi avaliada através de teste estático de fadiga ciclica, utilizando um canal artificial em aço-inoxidável com 5mm de raio (86°), sendo registrado o tempo e calculado o número de ciclos para ocorrer a fratura (NCF). Para análise estatística empregou-se o teste t de Student. As superfícies de fratura dos instrumentos foram analisadas em MEV.

Resultados:

O NCF foi significativamente maior para os instrumentos HyFlex CM em comparação com as limas RaCe (p˂0,05), sendo 1336% mais resistentes à fadiga. A análise das superfícies fraturadas em MEV revelou características morfológicas do tipo dúctil para ambos os instrumentos e ausência de deformação plástica.

Conclusão:

Os instrumentos HyFlex CM apresentaram valores mais elevados de NCF. Deste modo, pode-se concluir que o tratamento térmico a qual estes instrumentos com a liga CM Wire foram submetidos os torna mais resistentes à fratura do que os instrumentos Race, fabricados com a liga de NiTi convencional com eletropolimento.

Termos de indexação:
Endodontia; Níquel; Titânio

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br