Acessibilidade / Reportar erro

Comparativo entre o uso de álcool e clorexidina no protocolo de desinfecção intracanal anterior à instalação de pino de fibra de vidro relacionado ao aumento da adesividade: uma revisão sistemática da literatura

RESUMO

Introdução:

Muitas falhas clínicas que envolvem o pino de fibra de vidro decorrem do descolamento entre o retentor, o canal radicular e o cimento. Assim, protocolos que reduzem a probabilidade dessas falhas são essenciais para a odontologia.

Objetivo:

Comparar a eficiência da desinfecção intracanal entre o álcool e clorexidina no contexto de minimização de fraturas.

Métodos:

A presente revisão sistemática registrada no PROSPERO sob o protocolo CRD42021233516 usou a estratégia baseada nos Medical Subject Headings: “((Endodontics OR Root Canal Filling Materials OR Dental Materials) AND Chlorhexidine AND Ethanol AND Dental Bonding)” nos buscadores PubMed, Scopus, Web of Science, Cochrane Library, Embase e Lilacs. Foram incluídos estudos em português, inglês ou espanhol, sem restrições quanto a sua metodologia e ano de publicação. Excluiu-se artigos que não relataram um protocolo de higiene intracanal antes do procedimento, sem publicação na íntegra e pesquisas ortodônticas.

Resultados:

Foram selecionados 6 estudos de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Em todos utilizou-se a clorexidina para limpeza intracanal, comparando com os demais grupos, e em 4 houve a comparação dela com álcool e outros agrupamentos. Discussão: Os artigos utilizaram diferentes meios e tempos de armazenamento e a maioria fez o uso de dentes bovinos. Não verificou-se uma diferença significativa entre quaisquer substâncias quanto ao aumento da adesividade do conjunto.

Conclusão:

Não existe diferença entre o uso do álcool ou clorexidina como método de desinfecção, entretanto, um protocolo prévio deve ser estabelecido para uma maior longevidade de tratamento.

Termos de indexação
Endodontia; Clorexidina; Etanol; Materiais restauradores do canal radicular

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br