Acessibilidade / Reportar erro

Conhecimento dos pais de crianças e adolescentes com cardiopatia congênita sobre saúde oral

RESUMO

Objetivo:

Avaliar o conhecimento sobre higiene bucal, endocardite infecciosa, e profilaxia antibiótica dos pais de crianças e adolescentes com cardiopatia congênita assistidas no Hospital Ana Nery, Salvador, Bahia.

Métodos:

Estudo transversal envolvendo 43 responsáveis de crianças e adolescentes de 2 a 16 anos, realizado através da aplicação de questionário.

Resultados:

Na amostra de pais estudada, 64% possuíam ensino médio completo e 47% tinham como renda familiar até um salário mínimo. A maioria (81%) afirmou ter conhecimento que infecções bucais podem levar a complicações cardíacas, 42% sabiam que bactérias da boca podem ir para o coração e 51 % conheciam o termo endocardite infecciosa. Quando questionados o que é profilaxia antibiótica, 93% não sabiam o que é e 88% desconheciam os motivos que levavam a necessidade do uso de antibióticos anteriormente a procedimentos odontológicos.

Conclusão:

O conhecimento dos pais mostrou-se limitado e fragmentado. É necessária maior atenção na transmissão da informação aos mesmos, focando em estratégias de prevenção a fim de garantir a saúde integral destas crianças e adolescentes.

Termos de indexação
Endocardite; Saúde bucal; Cardiopatias congênitas

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br