Acessibilidade / Reportar erro

Cárie dentária em crianças com síndrome de Down e fatores associados

RESUMO

Objetivos:

O objetivo deste estudo foi avaliar a experiência de cárie dentária e os fatores associados em crianças com síndrome de Down (SD).

Métodos:

A amostra consistiu de crianças de 6 a 12 anos de idade, sendo 67 crianças com SD e em 46 sem SD. A experiência de cárie e o índice de sangramento gengival foram registrados. Um questionário sociodemográfico foi aplicado aos cuidadores das crianças. Os valores brutos e ajustados das razões de prevalência para cárie dentária foram calculados através das médias da regressão de Poisson com variável robusta.

Resultados:

As crianças com SD e sem SD mostraram resultados similares para experiência de cárie. Somente a idade foi associada com cárie em dentes permanentes, nenhuma das variáveis foi associada com cárie em dentes decíduos para ambos os grupos de crianças.

Conclusão:

Pode ser concluído que os fatores sociais e o acesso a serviços odontológicos analisados neste estudo não foram associados com cárie dentária em crianças com SD. Além disso, a experiência de cárie não diferiu entre as crianças com SD e sem SD neste estudo.

Termos de indexação
Síndrome de Down; Cárie dentária; Indicadores sociais

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br