Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da produção de procedimentos odontológicos no município de Florianópolis/SC

RESUMO

Objetivo:

Neste contexto, o objetivo do presente estudo é avaliar os procedimentos de saúde bucal realizados pela atenção básica no município de Florianópolis nos anos de 2014 e 2015 a fim de avaliar entraves e potencialidades do processo de atenção à saúde bucal no município.

Métodos:

Foi realizado um estudo epidemiológico observacional do tipo ecológico a partir de dados secundários obtidos do Prontuário Eletrônico de Paciente que integra todas as informações do paciente de forma padronizada e digital em toda rede de atenção à saúde do município. Os dados relativos à produção serão obtidos através da média da razão de cada procedimento odontológico realizado pelo número de pacientes que acessaram o serviço de saúde bucal no período estudado e expressos em suas formas absolutas e percentuais.

Resultados:

Florianópolis acompanhou a tendência nacional de diversificação dos procedimentos odontológicos ao longo do tempo, observando-se queda na quantidade de exodontias realizadas no município.

Conclusão:

É possível que os achados no presente estudo sejam impacto da implantação das Equipes de Saúde Bucal no Programa Saúde da Família. Entretanto, mais estudos sobre o funcionamento e atividades das Equipes de Saúde Bucal implantadas são necessários para qualificar a atenção odontológica prestada no município.

Termos de indexação
Odontologia comunitária; Saúde da família; Saúde pública

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br