Acessibilidade / Reportar erro

Odontologia hospitalar e a ocorrência de pneumonia

RESUMO

Objetivo:

Determinar as condições de saúde bucal dos pacientes idosos hospitalizados e restritos ao leito e correlacionar com o desenvolvimento de infecções à distância, sobretudo a pneumonia. Verificar se o acompanhamento diário do cirurgião-dentista melhora a saúde bucal e reduz a ocorrência de infecção respiratória em pacientes idosos internados.

Metodologia:

Estudo quase experimental com idosos internados em um hospital de ensino do sul do Brasil, restritos ao leito. A amostra teve 42 indivíduos, divididos em 2 grupos de formação aleatória simples, o grupo 1 recebeu avaliação e acompanhamento diário do cirurgião-dentista, o grupo 2 foi avaliado e recebeu orientações sobre os cuidados com a saúde e higiene bucal e das próteses dentárias.

Resultados:

Ambos os grupos apresentavam condições precárias da saúde e higiene bucal e das próteses na primeira avaliação. Houve melhora nas condições de saúde bucal de ambos os grupos no final da internação. Sete por cento dos pacientes desenvolveram pneumonia durante a internação hospitalar e a saúde bucal destes pacientes foram consideradas regulares ou ruins.

Conclusão:

A atuação do cirurgião-dentista promoveu melhoras na saúde bucal de ambos os grupos, sem diferença estatística entre o grupo que recebeu acompanhamento diário e o grupo que recebeu orientações, assim conclui-se que a atenção à saúde bucal deve ser uma conduta da equipe multidisciplinar, a odontologia deve estar presente para atuar em alterações que interfiram na condição clínica do paciente e oferecer capacitações e suporte para a equipe multidisciplinar que está na primeira linha de cuidados com os pacientes hospitalizados.

Termos de indexação
Equipe Hospitalar de Odontologia; Saúde Bucal; Pneumonia Aspirativa

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br