Acessibilidade / Reportar erro
Este documento está relacionado com:

Epidemiologia e georreferenciamento dos casos de carcinoma epidermóide de boca e sua relação com agrotóxicos

RESUMO

Objetivo

Analisar a prevalência dos casos de carcinoma epidermóide e fazer seu georreferenciamento, buscando correlaciona-los às áreas de maior produção agrícola e utilização de agrotóxicos.

Métodos

Trata-se de um estudo transversal, descritivo e retrospectivo realizado por meio de pesquisa dos laudos histopatológicos com diagnóstico confirmado de carcinoma epidermóide de boca emitidos de agosto de 2005 a dezembro de 2011 pelo serviço de patologia bucal do laboratório público do Estado de Mato Grosso. Os dados foram tabulados com o software IBM SPSS Statistics e a análise espacial utilizou o software ArcGIS 10.1.

Resultados

Houve um maior número de diagnósticos no ano de 2007 (26,6%), 99 casos (75%) eram de pacientes do sexo masculino; 96 casos (72,8%) eram de pacientes na faixa etária compreendida entre 41 e 70 anos e os municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis apresentam respectivamente o maior número de ocorrências.

Conclusão

Não foi encontrada relação entre a ocorrência dos casos de carcinoma epidermóide de boca e os municípios com grande produção agrícola e elevado uso de agrotóxicos.

Termos de indexação:
Carcinoma de células escamosas; Diagnóstico bucal; Epidemiologia; Neoplasias bucais; Patologia bucal; Análise espacial.

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br