Acessibilidade / Reportar erro

Variações morfológicas do freio labial, tipo de inserção e presença de diastemas: revisão integrativa

RESUMO

Objetivo:

O objetivo dessa revisão de literatura é compilar dados referentes a frequência de tipos morfológicos e de inserção do freio labial superior ou inferior, em diferentes populações, além de avaliar a relação entre o nível de inserção do freio labial superior e a ocorrência de diastemas.

Métodos:

Foram consultadas as bases de dados Medline (via Ovid), o Google acadêmico e o portal periódicos CAPES. A pesquisa foi realizada no período compreendido entre os meses de maio e junho de 2021. Foram selecionados para a extração de dados 35 estudos, que avaliação a morfologia do freio ou morfologia e inserção ou morfologia, inserção e presença de diastemas.

Resultados:

A partir dos dados compilados por essa revisão, foi possível estabelecer que os tipos morfológicos e de inserção mais comuns foram freio labial simples e inserção em mucosa. Com relação ao tipo de inserção e a ocorrência de diastemas, os tipos papilar e papilar penetrante foram os mais associados à sua ocorrência.

Conclusão:

Há necessidade de estudos longitudinais que avaliem essa correlação em crianças e populações adultas.

Termos de indexação
Diastema; Anatomia; Freio labial

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br