Acessibilidade / Reportar erro

Disfunção temporomandibular e síndrome de Burnout em estudantes do oitavo período do curso de odontologia

RESUMO

Objetivo:

Investigar a incidência de disfunção temporomandibular dolorosa (DTM) e Síndrome de Burnout (SB) em estudantes de Odontologia, com base na percepção subjetiva de sinais e sintomas, e verificar se há uma relação de coexistência entre estas duas condições.

Métodos:

57 estudantes (8º período, média de idade de 23 anos), 39 mulheres e 18 homens, responderam ao Inventário de Burnout de Maslach – Versão para Estudantes (MBI-SS), ProDTMMulti e foram avaliados quanto à presença de DTM (DC/TMD).

Resultados:

A incidência de DTM foi de 22% e de SB de 8,7%. Dentre os estudantes com SB, 80% apresentavam diagnóstico de DTM, bem como maior percepção subjetiva de sinais e sintomas de DTM e maior tempo de duração da dor. Estes estudantes também apresentaram escores mais elevados quanto à percepção de sinais e sintomas em situações que envolviam as funções orofaciais.

Conclusão:

Parece haver uma relação clínica de coexistência entre a SB e a DTM dolorosa na amostra estudada, estudantes de Odontologia com SB e elevados escores no MBI-SS estão mais propensos a apresentarem DTM dolorosa.

Termos de Indexação
Esgotamento psicológico; Estudantes de Odontologia; Dor facial

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br