RESUMO
Objetivo:
A avaliação de serviços utiliza indicadores de monitoramento e pesquisa avaliativa, para estudar o desempenho dos serviços e produzir recomendações que orientem soluções para problemas. Este estudo objetivou analisar a referência e contrarreferência no serviço de Endodontia do Centro de Especialidades Odontológicos do município de Contagem, Minas Gerais e aperfeiçoar o protocolo de encaminhamento.
Métodos:
Coletaram-se dados secundários dos sistemas de informação municipais e de prontuários dos arquivos do Centro de Especialidades Odontológicos em estudo, relativos ao universo dos pacientes atendidos entre 2009 e 2014.
Resultados:
O tempo médio para conclusão do tratamento foi de 3,12 meses. Houve maior frequência de pacientes oriundos das regiões municipais onde há maior população e maior número de unidades básicas de saúde. Houve números semelhantes entre dentes uni radiculares e mutlirradiculares atendidos. Grande proporção de dentes chegou à endodontia do Centro de Especialidades Odontológicos sem possibilidade de tratamento.
Conclusão:
Geraram-se dados para subsidiar a renovação do protocolo de funcionamento do serviço.
Termos de Indexação
Endodontia; Encaminhamento e consulta; Sistema Único de Saúde