Acessibilidade / Reportar erro

Análise do sistema de referência e contrarreferência da Endodontia em um município da região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

RESUMO

Objetivo:

A avaliação de serviços utiliza indicadores de monitoramento e pesquisa avaliativa, para estudar o desempenho dos serviços e produzir recomendações que orientem soluções para problemas. Este estudo objetivou analisar a referência e contrarreferência no serviço de Endodontia do Centro de Especialidades Odontológicos do município de Contagem, Minas Gerais e aperfeiçoar o protocolo de encaminhamento.

Métodos:

Coletaram-se dados secundários dos sistemas de informação municipais e de prontuários dos arquivos do Centro de Especialidades Odontológicos em estudo, relativos ao universo dos pacientes atendidos entre 2009 e 2014.

Resultados:

O tempo médio para conclusão do tratamento foi de 3,12 meses. Houve maior frequência de pacientes oriundos das regiões municipais onde há maior população e maior número de unidades básicas de saúde. Houve números semelhantes entre dentes uni radiculares e mutlirradiculares atendidos. Grande proporção de dentes chegou à endodontia do Centro de Especialidades Odontológicos sem possibilidade de tratamento.

Conclusão:

Geraram-se dados para subsidiar a renovação do protocolo de funcionamento do serviço.

Termos de Indexação
Endodontia; Encaminhamento e consulta; Sistema Único de Saúde

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br