Acessibilidade / Reportar erro

Xerostomia impacta a qualidade de vida relacionada à saúde bucal de indivíduos em estágio final de doença renal crônica

RESUMO

Objetivo:

Este estudo transversal realizado em dois centros teve como objetivo avaliar se a ocorrência de xerostomia está associada à qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) em pacientes com doença renal crônica em estágio final (DRCEF) após o ajuste para potenciais fatores de confusão.

Métodos:

Exames bucais foram realizados por examinadores calibrados para cárie dentária não tratada, periodontite e perda dentária em 180 adultos com DRCEF. A presença de xerostomia foi determinada por meio da pergunta global “Com que frequência você fica com a boca seca?”. A QVRSB foi avaliada pela versão simplificada do questionário Oral Health Impact Profile (OHIP-14). A análise multivariada de regressão binomial negativa inflacionada por zero foi usada para calcular as taxas de incidência (IRR) para os escores diferentes de zero e os razões de chance (OR) de não haver impacto nos escores do OHIP-14 de acordo com a presença dA exposição.

Resultados:

No modelo ajustado, a xerostomia (IRR = 1,57; IC 95%: 1,12 a 2,20) foi associada a pior QVRSB. A análise específica por domínio revelou que a ocorrência de xerostomia impactou significativamente a incapacidade psicológica e a incapacidade social, e a chance de não haver impacto foi menor para o domínio desconforto psicológico (OR = 0,84; IC95%: 0,12 a 0,98).

Conclusão:

A xerostomia exerce impacto sobre a QVRSB em pacientes com DRCEF, principalmente nos construtos de deficiência psicológica e social.

Termos de indexação
Insuficiência renal crônica; Saúde bucal; Qualidade de vida; Diálise renal; Xerostomia

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br