Acessibilidade / Reportar erro

MOÇAMBIQUE MARÍTIMO (SÉCULOS XIV - XXI)* * Tradução de Elisangela Mendes Queiroz. Revisão de Juliana de Paiva Magalhães. Publicado originalmente com o título “Maritime Mozambique”, em Tsingy: Revue de l’OIES, Réunion, v. 18 (2015), p. 15-34 (Dossier: Le Mozambique). Todas as obras e todos os documentos utilizados na pesquisa e na elaboração do artigo são citados nas notas e na bibliografia.

MARITIME MOZAMBIQUE (SEC. XIV-XXI)

Resumo

Moçambique tem um dos litorais mais extensos da África. Para historiadores, os exemplos mais óbvios das conexões que ligam Moçambique ao oceano Índico são a exportação de ouro, marfim e escravos, nem como a importação de têxteis indianos. Sem minimizar a importância dessas conexões, este artigo chama a atenção para diversos outros elementos que contribuíram e continuam a desempenhar um papel nas relações entre Moçambique e o oceano Índico. O artigo explora a cultura marítima dos habitantes da costa moçambicana, incluindo esforços contemporâneos para proteger o meio ambiente e desenvolver a indústria da pesca, destacando aspectos mais mundanos do comércio entre Moçambique e seus parceiros comerciais através do Canal de Moçambique. Finalmente, discutem-se as conexões humanas emaranhadas em todas essas redes econômicas.

Palavras-chave
Pesca; comércio e comerciantes no oceano Índico; Moçambique; cultura marítima; comércio de escravos

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br