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IMAGENS CROMÁTICAS E SONORIDADES CONFLITANTES EM MAPUTO, MERIDIANO NOVO (1976) DE SANTIAGO ÁLVAREZ* * Este artigo foi realizado no âmbito da pesquisa de doutorado intitulada "A câmera e o canhão: a circulação das imagens cinematográficas entre Cuba e países africanos (1960-1991)", financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

CHROMATICS IMAGES AND CONFLICTING SONORITIES IN MAPUTO, MERIDIANO NOVO (1976) BY SANTIAGO ÁLVAREZ

IMÁGENES CROMÁTICAS Y SONORIDADES CONFLICTIVAS EN MAPUTO, MERIDIANO NOVO (1976) DE SANTIAGO ÁLVAREZ

Resumo

O presente artigo analisa como as históricas tensões sociais em Moçambique foram narradas no curta-metragem cubano Maputo, meridiano novo, dirigido por Santiago Álvarez em 1976. A obra utiliza imagens de arquivo e registros do cinegrafista Julio Simoneau, de Cuba, feitos no pós-independência. Estes últimos denunciam a continuidade da exclusão social em Maputo, herdada do período colonial. Pelo lado musical, o curta se vale de um variado repertório, como a versão jazzística do tema de 2001: Uma odisseia no espaço (Stanley Kubrick, 1968) e um samba carnavalesco, utilizados como dispositivos irônicos pelo relato. O resultado na mise-en-scène é de um documentário propositalmente curto que, por um lado, endossa o "roteiro da libertação" (João Paulo Borges Coelho) difundido pela Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) e, por outro, expõe as fissuras do tecido social moçambicano, gerando diversas tensões na fatura estética da obra.

Palavras-chave:
Cuba; Moçambique; cinema; socialismo; representação política

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