Acessibilidade / Reportar erro

O MASCULINO NOS TRAÇOS E CORES DO JOVEM VICTOR MEIRELLES* * Pesquisa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, bolsa de pós-doutorado sênior, nov. 2016 a out. 2017.

THE MASCULINE IN THE TRAITS AND COLORS OF THE YOUNG VICTOR MEIRELLES

Resumo

Este artigo faz uma discussão dos tipos masculinos presentes na coleção Estudo de trajes italianos, produzida por Victor Meirelles, analisando: aspectos quantitativos da iconografia associada aos gêneros; os ícones da aparência corporal recorrentes na caracterização das figuras masculinas da coleção e, por fim, a relação dessas representações com as narrações vestimentares vigentes para o masculino no mesmo período histórico, levando em conta os livros de história da moda atuais, por meio de suas escritas e ilustrações. Na estrutura argumentativa, posiciona-se diante das imagens considerando as relações discursivas presentes, fomentadas por tempos distintos e intermitentes de narração visual. Com esse propósito, espera-se contribuir para alargar a compreensão da história do vestir masculino ocidental e promover uma leitura mais crítica da bibliografia atual sobre o passado vestimentar, e do uso das produções artísticas do passado em narrativas do presente.

Palavras-chave:
Victor Meirelles; traje masculino; narrativas vestimentares; estudo de trajes; história da moda

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br