Acessibilidade / Reportar erro

“PARA O CORAÇÃO, SIM. MAS TAMBÉM PARA O ESPÍRITO”: MOMENTO FEMININO E O DEBATE FEMINISTA NO BRASIL REPUBLICANO (1947-1956)1 1 Artigo não publicado em plataforma preprint. Todas as fontes e bibliografia utilizadas são referenciadas no artigo, que é um desdobramento da pesquisa de doutoramento realizada na Universidade Federal Fluminense (UFF), entre 2016 e 2020, e financiada pela CAPES. Número do processo: 88882.332238/2019-01. Agradeço enormemente aos pareceristas anônimos pelas contribuições valiosas e à equipe editorial pelo excelente trabalho.

“FOR THE HEART, YES. BUT ALSO, FOR THE SPIRIT”: MOMENTO FEMININO AND THE FEMINIST DEBATE IN REPUBLICAN BRAZIL (1947-1956)

Resumo

Neste artigo, analiso o debate feminista promovido pelo jornal Momento Feminino (MF), evidenciando os consensos e as tensões internas, bem como os desafios enfrentados por suas articulistas em um contexto atravessado tanto pelo anti-comunismo quanto pelo antifeminismo. Vinculado ao Partido Comunista do Brasil (PCB) e à Federação Democrática Internacional de Mulheres (FDIM), o periódico era editado no Rio de Janeiro e circulou no Brasil entre 1947 e 1956. Suas páginas imprimiram um debate, à época, caro ao PCB, além de terem discutido as estruturas sociais que deixavam as mulheres em situação de inferioridade e vulnerabilidade. O MF não só defendeu a participação das mulheres na vida política e social, mas também politizou o cotidiano, comprometendo-se com um projeto feminista de sociedade, o que faz dele um importante instrumento para o entendimento da história do feminismo no Brasil.

Palavras-chave
Momento feminino; comunismo; feminismo; mulheres; política

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br