Acessibilidade / Reportar erro

A CAMPANHA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DO ESTADO EM ANGOLA, 1975-19801 1 Artigo não publicado em plataforma preprint. Todas as fontes e bibliografia utilizadas são referenciadas no artigo. Esta pesquisa contou com apoio financeiro do Grupo de Excelência África Múltipla, por meio de uma fellowship na Academia de Estudos Africanos Avançados da Universidade de Bayreuth, Alemanha. A pesquisa documental contou com apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Processo 445326/2014-0. Agradeço a Cristina Pinto, Maria da Conceição Neto, João Pedro Lourenço e Wanda Lara pela acolhida e pelo inestimável auxílio em Luanda, e aos integrantes da linha de pesquisa Estudos Africanos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) pelas valiosas críticas e sugestões a uma versão anterior deste manuscrito.

THE NATIONAL LITERACY CAMPAIGN AND STATEBUILDING IN ANGOLA, 1975-1980

Resumo

Este artigo busca examinar os processos de organização e a implementação da Campanha Nacional de Alfabetização promovida em Angola no período imediatamente posterior à independência, tomando-a como uma janela para investigar os dilemas e conflitos que marcaram o nascimento da nova nação e a consolidação do Estado, especialmente no espaço urbano, num contexto de legitimidade contestada e de proliferação de diferentes agendas políticas e interpretações sobre o significado da independência. Utilizando principalmente a cobertura da imprensa escrita e publicações oficiais, este artigo analisa a influência cubana na concepção organizacional e pedagógica da campanha, a fragilidade operacional do Estado em constituição, a atuação política autônoma dos estudantes das cidades – e os esforços do governo para enquadrar seu entusiasmo revolucionário – e a utilização da campanha como uma alavanca para a construção de um sistema universal de educação básica em Angola.

Palavras-chave
Angola; política educacional; alfabetização; Estado pós-colonial; nacionalismo

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br