Acessibilidade / Reportar erro

PIOLIN PARA ALÉM DO MODERNISMO: MODERNIDADE NAS DÉ CADAS DE 1920-19301 1 Artigo não publicado em plataforma preprint. Todas as fontes e bibliografia utilizadas são referenciadas no artigo. As imagens das Balas Piolin são do acervo pessoal de Cristiane Framartino Bezerra, escritora de Ribeirão Preto, que autorizou digitalizá-las. As imagens das histórias em quadrinhos do Piolin são do acervo da Hemeroteca Digital Brasileira. Esse artigo é oriundo de discussões iniciadas em minha tese de doutorado, (SANTANA, Camila Jansen de Mello de. Um piá na urbe: fragmentos de modernização e urbanização nas fgurinhas das Balas Zéquinha (1929-1948). Tese (Doutorado em História)-Setor de Ciências Humanas da Universidade Federal do Paraná. A pesquisa foi orientada pela professora Dr. Rosane Kaminski. A elaboração da tese contou com o apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES, bolsas de pesquisa (Processo 03/2015 a 06/2019: 1498947). Agradeço imensamente a leitura atenta e sugestões extremamente pertinentes que os avaliadores fzeram do texto original; à leitura da Bruna Alves Lopes, que enriqueceu o texto na sua primeira versão e ao Sérgio de Carvalho, que muito gentilmente compartilhou sua tese para inspiração, consulta e referência.

PIOLIN BEYOND MODERNISM: MODERNITY FROM THE 1920S TO 1930S

Resumo

Partindo do anseio modernista por um elemento-síntese da identidade nacional, discutiremos não apenas a eleição do Palhaço Piolin como modelo de brasilidade, mas também como o personagem conseguiu ultrapassar as expectativas dos modernistas, para tornar-se porta-voz da identidade popular e de grupos marginalizados. Utilizando discursos dos modernistas, embalagens das Balas Piolin e histórias em quadrinhos do personagem publicadas na edição infantil de A Gazeta, apontaremos os caminhos pelos quais Piolin tornou-se, nas décadas de 1920 e 1930, símbolo dos modernistas e da modernidade, que marcava a vida cotidiana das cidades brasileiras com inúmeras inovações, como novas técnicas e tecnologias, que permitiram aos populares verem e serem vistos, saindo das margens e circulando, como produto cultural, pelos diferentes segmentos da sociedade.

Palavras-chave
Palhaço Piolin; Modernidade; Modernismo; Balas Piolin; Desventuras do palhaço Piolin

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br