Acessibilidade / Reportar erro

"UMA MANEIRA DE PASSARMOS A CONVIVER": DESCRIÇÃO DE UM XITIKI FAMILIAR NA CIDADE DE MAPUTO, MOÇAMBIQUE (2013-2015)* * Este artigo é parte das reflexões desenvolvidas na minha dissertação de mestrado, intitulada "Xitiki é compromisso": os sentidos de uma prática de sociabilidade na cidade de Maputo, Moçambique, de fendida no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Estadual de Campinas, em 2015, sob a orientação da professora doutora Guita Grin Debert.

"A WAY FOR US TO START SPENDING TIME TOGETHER": DESCRIPTION OF A FAMILY XITIKI IN THE CITY OF MAPUTO, MOZAMBIQUE

Resumo

Neste artigo, apresento o xitiki, conhecido como uma prática endógena de poupança e crédito rotativo bastante comum na cidade de Maputo, Moçambique. De maneira a mostrar que esta é uma prática que vai além da sua característica econômica - bastante enfatizada em grande parte dos estudos existentes - descrevo de forma pormenorizada os encontros de um xitiki familiar, evidenciando os diferentes significados que as pessoas atribuem à prática e mostrando também como ele pode ser percebido como um meio de sociabilidade, em que é partilhada uma série de elementos que conectam os participantes uns aos outros, nomeadamente o dinheiro, os afetos, a comida, as relações de vizinhança, informações diversas, conselhos e desabafos.

Palavras-chave:
Xitiki; poupança e crédito rotativo; convívio; sociabilidade; família

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br