Acessibilidade / Reportar erro

MODA E PATRIMÔNIO CULTURAL ENTRE IMAGINÁRIOS SOCIAIS E PRÁTICAS COLETIVAS NA COMPORANEIDADE* * Professora assistente de História Contemporânea na Scuola di Lettere e Beni Culturali (Escola de Artes, Humanidades e Herança Cultural), Dipartimento di Scienze per la Qualità della Vita (Departamento para Estudos de Qualidade de Vida). Alma Mater Studiorum, Universidade de Bolonha. Contatos: http://www.unibo.it./sitoweb/daniela.calanca; http://centri.unibo.it/culturefashioncommunication/en/members/international-board.

FASHION AND CULTURAL HERITAGE AMONG SOCIAL IMAGINARIES AND COLLECTIVE PRACTICES IN CONTEMPORANEITY

Resumo

É propósito deste artigo refletir sobre a relação entre moda e patrimônio cultural, tema complexo à medida em que invoca, simultaneamente, questões relativas à pesquisa epistemológico-historiográfica, documental e político-pública, em âmbito geral e particular. Como premissa, tomamos o fato de que os estudos da moda, a partir da década de 1980, passaram a influenciar os estudos históricos, mantidos, todavia, distantes do mainstream da historiografia, o que se deu sobretudo na Itália - país em que focamos nossa análise. Avançaremos, ainda, em reflexões sobre a relação entre pesquisa histórica e historiografia da moda, apresentando dois estudos de caso: o do Archivio Istituto Luce on line, um exemplo de public history, e o caso das três exposições referentes à moda que o Estado italiano organizou, respectivamente, em 1911, no 50º aniversário da Unificação Italiana; em 1961, no centenário nacional; e em 2011, no 150º aniversário da Unificação Italiana.

Palavras-chave:
Moda; história; patrimônio cultural; sociologia; memória

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br