Acessibilidade / Reportar erro

OS BRITÂNICOS E OS CLUBES DE CRICKET NA SÃO PAULO DO SÉCULO XIX (ANOS 1870-1890)* * A pesquisa que deu origem a este artigo recebeu apoio da Capes (bolsa de doutorado), Faperj (Programa Cientista de Nosso Estado) e CNPq (Bolsa de Produtividade de Pesquisa). Ambos os autores participaram de todas as etapas de produção deste artigo.

THE BRITISH AND CRICKET CLUBS IN THE 19TH CENTURY SÃO PAULO (1870-1890)

Resumo

Assim como ocorreu em muitos países, no Brasil, as primeiras iniciativas esportivas foram protagonizadas por britânicos. Em São Paulo, isso se tornou visível a partir da década de 1870. Considerando a relevância dessas situações no que tange à conformação de uma cultura citadina, o objetivo deste artigo é discutir as experiências dos clubes de críquete fundados na capital paulistana nas últimas três décadas do século XIX, com especial interesse pelas dinâmicas de sociabilidade. Para alcance do intuito utilizamos como fontes periódicos publicados na cidade e no Rio de Janeiro. Esperamos entender como essas iniciativas tiveram relação com o desenvolvimento de outros esportes, entre os quais o futebol. Tratou-se de um processo de trânsito cultural que nos permite lançar um olhar sobre nossa formação societária.

Palavras-chave:
História de São Paulo; história do esporte; críquete; futebol; trânsito cultural

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br