Acessibilidade / Reportar erro

A DISPUTA PELAS ALMAS: JESUÍTAS E CAPUCHINHOS NA ÁFRICA CENTRO-OCIDENTAL NO SÉCULO XVII1 1 Artigo não publicado em plataforma preprint. Todas as fontes e bibliografia utilizadas são referenciadas no artigo. Este texto é uma versão modificada de um dos capítulos da minha dissertação de mestrado, intitulada “Mundos que se entrelaçam: religião e política na África Centro-Ocidental (século XVII)”, defendida na Universidade Federal de Juiz de Fora, sob a orientação da Prof.a Dr.a Fernanda do Nascimento Thomaz, a quem agradeço. A pesquisa contou com apoio financeiro da Universidade Federal de Juiz de Fora e da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes).

SCRAMBLING FOR SOULS: JESUITS AND CAPUCHINS IN SEVENTEENTH-CENTURY WESTERN-CENTRAL AFRICA

Resumo

Este artigo investiga a atuação da Igreja Católica na região da atual Angola no século XVII, em especial os missionários da Companhia de Jesus e da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Essa parte da África era o espaço de sociedades organizadas por um ethos em que o político e o religioso não se separavam, refletido em um conjunto de símbolos compartilhados. A chegada dos europeus transformou ambos os lados: não só os centro-africanos sofreram impactos, como também a Igreja Católica teve que se reinventar para poder ali permanecer. Apesar de propagandearem a evangelização para salvação das almas como seu objetivo maior, as ordens envolveram-se nos assuntos políticos locais e lançaram mão de artifícios semelhantes em busca da conversão; por outro lado, empenharam-se em uma certa competição e tiveram divergências pontuais sobre o papel missionário.

Palavras-chave
África Centro-Ocidental; Religião; Política; Jesuítas; Capuchinhos

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br