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O modernismo nas restaurações do SPHAN: modernidade, universalidade, brasilidade

Modernism in restorations and the SPHAN: modernity, universality, Brazilianness

Resumos

Este artigo analisa o modernismo que se expressa nas restaurações realizadas pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) e o papel seminal do arquiteto Lucio Costa na definição de procedimentos de restauro e na legitimação das hierarquias estabelecidas entre diferentes instâncias técnicas da instituição. Serão analisados procedimentos que naturalizaram o predomínio do valor estético sobre outras possibilidades de atribuição de valor de patrimônio e de tratamento dos vestígios materiais protegidos. As viagens, constituintes das rotinas dos trabalhos de restauração, produziram um vasto acervo documental, como os relatórios de obras, fotografias e correspondência aqui privilegiados. Ao final, serão apontados possíveis caminhos de interpretação dos efeitos de tais práticas na preservação do patrimônio cultural no Brasil.

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; modernismo; universalismo; brasilidade; restauração arquitetônica


This article examines the modernism expressed in the restorations carried out by the National Historical and Artistic Heritage Service (Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - SPHAN), and the seminal role of architect Lucio Costa in defining restoration procedures and establishing hierarchies among different technical departments of the institution. The procedures that naturalized the predominance of aesthetic value over other possibilities for determining equity value and treatment of protected material vestiges will be analyzed. The trips that took place as part of the restoration work produced a vast collection of documents, such as construction reports, photographs, and correspondence, to be showed here. As conclusion, possible ways of interpreting the effects of such cultural heritage preservation practices in Brazil will be presented.

National Historical and Artistic Heritage Institute; modernism; universalism; Brazilianness; architectural restoration


  • 1
    1 CHUVA, Márcia. Os Arquitetos da memória: sociogênese das práticas de preservação do patrimônio cultural no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009.
  • 2
    2 BOMENY, Helena Bousquet. Guardiães da Razão modernistas mineiros. Rio de Janeiro: UFRJ/Tempo Brasileiro, 1994, p. 120-121.
  • 3
    3 ANDRADE, Rodrigo Mello Franco de. Rodrigo e seus tempos: coletânea de textos sobre artes e letras. Rio de Janeiro: MinC/SPHAN/PróMemória, 1986, p. 238.
  • 4
    4 MORAES, Eduardo Jardim de. Modernismo revisitado. Estudos Históricos Rio de Janeiro, v.1, n.2, 1988.
  • 6 WISNIK, Guilherme. Plástica e anonimato: modernidade e tradição em Lucio Costa e Mário de Andrade. Novos Estudos, n.79, nov.2007, p. 171.
  • 7 CAMPOFIORITO, Ítalo. Introdução: as primeiras árvores. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 26, 1997.
  • 8 Carta de Lucio Costa para Rodrigo Melo Franco de Andrade, reproduzida em MOTTA, Lia. O SPHAN em Ouro Preto: uma história de conceitos e critérios. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 22, 1987, p. 109.
  • 9 IPHAN. Cartas Patrimoniais 3. ed. Rev. Aum. Rio de Janeiro: IPHAN, 2004, p. 16.
  • 10 COSTA, Lucio. Arquitetura dos jesuítas no Brasil. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 5, 1941, p. 11.
  • 14 CUNHA, Oscar Henrique Liberal de Brito; LIMA, Francisca Helena Barbosa e MELHEM, Mônica. A fotografia na preservação do patrimônio cultural: uma abordagem preliminar. Rio de Janeiro: IPHAN, 2008.
  • 15 Parecer de José de Souza Reis, 1941. Série Obras, Arquivo Central, IPHAN, caixa 343.
  • 16 Carta de Ayrton Carvalho a Rodrigo Melo Franco de Andrade, de 14 out. 1941. Série Obras, Arquivo Central, IPHAN, caixa 343.
  • 19 Parecer de José de Souza Reis, 16 set. 1943. Série Obras, Arquivo Central, IPHAN, caixa 2/pasta 14.
  • 20 Parecer de Lucio Costa, 17 dez. 1947. Processo de tombamento n. 1-T, Arquivo Central do IPHAN.
  • 22 COSTA, Lucio. Documentação necessária. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 1, 1937.
  • 23 Parecer de Lucio Costa, 8 out. 1947. Processo de tombamento 373-T-47, Arquivo Central, IPHAN.
  • 24 Apud SCHWARTZMAN, Simon et. al. Tempos de Capanema Rio de Janeiro: Paz e Terra; São Paulo: Edusp, 1984, p. 356.
  • 26 PESSÔA, José. Lucio Costa: documentos de trabalho Rio de Janeiro: IPHAN, 1999,  p. 274.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    Set 2012

Histórico

  • Recebido
    01 Jun 2012
  • Aceito
    06 Jun 2012
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