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Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Número: 56, Publicado: 2013
  • Documento sem título Editorial

  • A produção de um novo regime discursivo sobre as favelas cariocas e as muitas faces do empreendedorismo de base comunitária Dossiê Culturas Das Periferias

    De Tommasi, Livia; Velazco, Dafne

    Resumo em Português:

    O texto é resultado de uma pesquisa de caráter etnográfico realizada na Cidade de Deus, um dos primeiros territórios da cidade de Rio de Janeiro onde foi instalado o programa de "pacificação" das favelas, promovido pela Secretaria de Estado de Segurança. Procuramos compreender as transformações ocorridas após a instalação da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), analisando os dispositivos de intervenção acionados pelos setores públicos e privados e suas relações com o emaranhado de entidades locais, assim como com os moradores em geral. Pretende-se mostrar como as intervenções procuram sustentar a imagem de "pacificação" e de "integração" da cidade; ao mesmo tempo, são acionados dispositivos que provocam a ampliação do mercado consumidor interno e a promoção de diferentes formas de empreendedorismo "de base comunitária"¹.

    Resumo em Inglês:

    This text is the result of an ethnographic research conducted in Cidade de Deus, one of the first territories in the city of Rio de Janeiro where the slum (favela) "pacification" program (UPP) promoted by the state government was installed. We tried to understand the transformations that happened after the beginning of the UPP program, analyzing the intervention apparatus triggered by public and private sectors, and their relationship with local grassroots organizations, and also with local dwellers. The research aims to show how the interventions manage to support the "pacification" and "integration" picture, at the same time that the apparatus that causes the expansion of domestic consumer market and the promotion of different forms of "grassroots entrepreneurship" is activated.
  • Sobre anjos e irmãos: cinquenta anos de expressão política do "crime" numa tradição musical das periferias Dossiê Culturas Das Periferias

    Feltran, Gabriel de Santis

    Resumo em Português:

    A bibliografia sobre as periferias urbanas, sobretudo em São Paulo, enfatizou sucessivamente a ação política dos movimentos de trabalhadores (anos 1970-1980) e a "violência urbana" (anos 1990-2000). A relação entre "política" e "violência" foi, entretanto, muito pouco discutida, como se "trabalhadores" e "bandidos" não coexistissem no tempo e no espaço e não construíssem mutuamente suas histórias de vida. Este ensaio se dedica a pensar essa relação, tomando como objeto heurístico a recuperação de fragmento da letra da canção "Charles Junior", de Jorge Ben (1970), na abertura do álbum Nada como um dia após o outro dia dos Racionais MC's (2002). Estudando a tradição expressiva condensada nessa citação, discuto as últimas cinco décadas de construção social do "crime" como guardião legitimado de valores políticos como paz, justiça, liberdade e igualdade em territórios das periferias urbanas.

    Resumo em Inglês:

    The literature on urban peripheries, especially in São Paulo, successively emphasized the political action of workers' movement (years 1970-1980) and the "urban violence" (years 1990-2000). The relationship between "politics" and "violence" was, however, hardly discussed, as if "workers" and "outlaws" did not coexist in time and space and did not mutually construct their life stories. This essay is dedicated to think about this relationship, taking as heuristic object the fragment recovery of song lyrics "Charles Junior" by Jorge Ben (1970), in the opening of the album Nada como um dia após o outro dia (Nothing like a day after another day) of Racionais MC's (2002). Studying the expressive tradition condensed in this quotation, I discuss the last five decades of social construction of "crime" as legitimized guardian of political values such as peace, justice, freedom and equality in territories of urban peripheries.
  • Expressões estéticas contemporâneas de resistência da juventude urbana e a luta por reconhecimento: uma leitura a partir de Nietzsche e Axel Honneth Dossiê Culturas Das Periferias

    Amaral, Mônica G. T. do

    Resumo em Português:

    O artigo propõe um debate a partir das proposições de Nietzsche sobre a genealogia da moral e de suas ideias sobre a moral nobre e a moral do escravo, a moral de rebanho e o espírito livre, tomando esse conjunto de proposições como ferramenta de leitura de algumas letras de rap. Ao mesmo tempo, inspirado por um trabalho de pesquisa em educação com o rap na periferia, pretende provocar novas tensões nas ideias deste pensador, refletindo particularmente sobre as condições que têm sido enfrentadas pelas populações historicamente prejudicadas em nossa sociedade, por meio da leitura da gramática moral do conflito proposta por Axel Honneth.

    Resumo em Inglês:

    The article proposes a debate based on Nietzsche's propositions about the genealogy of morals and his ideas about the master and the slave morality, the herd morality and the free spirit, by taking all these tools to approach some rap lyrics. At the same time, inspired by a field research about education through rap in the outskirts, we intend to provoke new tensions in this thinker's ideas, particularly by reflecting on the conditions that populations historically harmed in our society have been facing, with the understanding of the moral grammar of conflicts as proposed by Axel Honneth.
  • Vozes periféricas: expansão, imersão e diálogo na obra dos Racionais MC's Dossiê Culturas Das Periferias

    Oliveira, Leandro Silva de; Segreto, Marcelo; Cabral, Nara Lya Simões Caetano

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta uma reflexão sobre a obra do grupo de rap paulistano Racionais MC's, ressaltando momentos de interlocução entre seus dois últimos álbuns de estúdio: Sobrevivendo no inferno, de 1997, e Nada como um dia após o outro, de 2002. Verificamos nesse percurso discursivo a presença de vozes que se entrelaçam e apontam para um discurso coletivizado, buscando a identificação da periferia com a retórica do grupo, mas que apontam também para uma imersão na subjetividade, para a problematização do próprio discurso, atuando como uma forma de depuração da experiência social na favela. Propomos, ainda, que Sobrevivendo no inferno compreende um momento de inflexão no pensamento do quarteto. Desse modo, temas e perspectivas presentes, ainda que embrionariamente, no primeiro álbum analisado, apontam para os dramas que ganham corpo no segundo.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a reflection on the work of the rap group from São Paulo Racionais MC's, highlighting points of dialogue between his last two studio albums: Sobrevivendo no inferno, 1997, and Nada como um dia após o outro, 2002. We found, in this discursive course, the presence of voices which intertwine and indicate a collectivized speech, seeking the identification between the slums and the group's rhetoric, but they also point out to an immersion into the subjectivity, to the problematization of the discourse itself, acting as a form of debugging of the social experience in the favela. We argue further that Sobrevivendo no inferno represents a turning point in the thinking of the quartet. Thus, themes and perspectives present, although embryonically, in the first focused album, point to dramas that take shape in the second one.
  • Improviso decorado Dossiê Culturas Das Periferias

    Teperman, Ricardo Indig

    Resumo em Português:

    Neste artigo pretendo refletir sobre o caráter improvisado da prática do freestyle, descrito por seus cultores como "rap feito na hora". A partir de pesquisa realizada ao longo de três anos na batalha de freestyle da Santa Cruz, em São Paulo, recuperarei alguns exemplos de versos que podem ajudar a pensar tanto a importância atribuída à improvisação quanto o uso recorrente de chavões, que colocam em xeque a própria noção de improviso verbal. Diante da impossibilidade de discernir com precisão um verso improvisado de outro decorado, proponho que o desafio dos praticantes de freestyle é fazer com que suas rimas pareçam improvisadas. Demonstrarei que o principal procedimento adotado para atingir tal objetivo é atualizar os chavões no contexto de cada batalha.

    Resumo em Inglês:

    In this article I will discuss the improvisational element of freestyle, described by its performers as rap created "off the top of the head". I will utilize some examples collected in a three year research project about a freestyle battle that takes place by the Santa Cruz metro station, in São Paulo. This selection of verses will demonstrate the importance assigned by the freestylers to the improvisation of lyrics, whilst as the same time showing how clichés are used so abundantly that they call into question the very notion of improvisation. I'll propose that the challenge of the performers of freestyle is to make their verses seem improvised and will try to demonstrate how freestylers make memorized verses appear to be fresh verses created "off the top of the head", simply by making references to the present context of the battle.
  • Juventude, direito à cidade e cidadania cultural na periferia de São Paulo Dossiê Culturas Das Periferias

    Almeida, Renato Souza de

    Resumo em Português:

    O artigo trata da experiência de um coletivo cultural na Zona Leste da cidade de São Paulo, destacando sua atuação política junto a outros coletivos juvenis que atuam nas periferias e como se dá o processo de apropriação do espaço urbano por meio das intervenções artísticas. Destaca a importância do programa VAI (Valorização a Iniciativas Culturais) - da Secretaria Municipal de Cultura no fomento às ações culturais produzidas pelos jovens e no fortalecimento da ideia do direito à cultura na cidade. Os estudos culturais latino-americanos dão suporte teórico para a identificação da força política das atuações culturais analisadas.

    Resumo em Inglês:

    The article deals with the experience of a collective culture in the eastern city of São Paulo, highlighting its political activities with other youth collectives working in the peripheries and how is the process of appropriation of urban space through artistic interventions. Program highlights the importance of VAI (Valuing the Cultural Initiatives) - the Municipal Culture in promoting the cultural activities produced by young people and the strengthening of the idea of the right to culture in the city. Latin American cultural studies theoretical support for the identification of the power politics of cultural performances analyzed.
  • Na rua, na tela, no ciberespaço: a mídia de cada dia de jovens da periferia de Natal Dossiê Culturas Das Periferias

    Maia, Iano Flávio de Souza

    Resumo em Português:

    No bairro do Guarapes, periferia oeste de Natal, no Rio Grande do Norte, um grupo de jovens se organizou na cultura hip hop para buscar a paz em sua vizinhança. Para contar suas histórias e fortalecer a organização do seu próprio lugar, formaram a Posse de Hip Hop Lelo Melodia. Em 2009, instalaram a Bodega Digital, uma espécie de telecentro que dava acesso à internet e fornecia outras ferramentas de produção cultural e midiática. Em nossa pesquisa de mestrado, buscamos traçar relações entre a ação político-cultural dos jovens da Posse e sua participação nos espaços midiáticos, especialmente na internet. Neste artigo, desvendamos o cotidiano midiático desses jovens e exploramos algumas das estratégias adotadas por eles para burlar bloqueios surgidos em seus movimentos entre as ruas e o ciberespaço.

    Resumo em Inglês:

    In the neighborhood of Guarapes, western outskirts of Natal, Rio Grande do Norte, a youth group was organized around hip hop culture to seek peace in their neighborhood. To tell their stories and strengthen the organization of your own place, they formed a group named Posse de Hip Hop Lelo Melodia. In 2009, the group installed the Bodega Digital, kind of telecentre that granted access to the internet and provided other tools to media and cultural production. In our master's research, we looked for tracing relationships between political and cultural youth actions and their participation in media spaces, especially on the internet. In this article, we intend to unveil the daily media usage of these youths and explore some of the strategies adopted by them to bypass blockages in their movements arisen among the streets and cyberspace.
  • Ver a cidade: uma seleção da literatura periférica Ficção

    Leite, Antonio Eleilson
  • De tropeiros, fazendeiros e histórias de amor: Til e Inocência - dois projetos de formação da literatura brasileira Artigos

    Barel, Ana Beatriz Demarchi

    Resumo em Português:

    Neste artigo, nosso interesse será o de explicitar o papel que tiveram dois romances na configuração dos projetos de formação de uma Literatura e, por consequência, de uma identidade nacionais, concebidos por dois dos mais importantes nomes do século XIX brasileiro. Assim, apresentamos aqui, uma leitura que fizemos de dois romances brasileiros, Til (1871) e Inocência (1872), de José de Alencar e Alfredo Taunay, respectivamente. Neste sentido, evidenciaremos os pontos fortes destes projetos, levando em consideração os objetivos distintos de ambos e as estratégias utilizadas para seu sucesso.

    Resumo em Inglês:

    In this article, our goal is to explain the role of two novels in a Literature formation project. As a consequence, a national identity has been formed by two of the most important names of the 19th century. We will present here our understanding of two brazilian novels, namely, Til (1871) and Inocência (1872), by José de Alencar and Alfredo Taunay, respectively. We will highlight the strengths of these projects, considering their different objectives and strategies used to make them succeed.
  • Ciclos econômicos e periodização da rede urbana no Amazonas-Brasil: as cidades Parintins e Itacoatiara de 1655 a 2010 Artigos

    Schor, Tatiana; Marinho, Thiago Pimentel

    Resumo em Português:

    Ao se analisar a periodização da rede urbana na Amazônia que ora evidencia crescimento, expansão, ora evidencia estagnação econômica na região, é possível perceber o fortalecimento e a representatividade de determinados núcleos urbanos que por fatores histórico-geográficos se destacam desde a sua fundação como nos de grande expressividade. Assim, este artigo tem como objetivo analisar a espaço-temporalidade das cidades de Parintins e Itacoatiara e seus papéis na rede urbana do estado do Amazonas, Brasil. Este trabalho pretende colaborar com discussões sobre cidades da Amazônia Brasileira, especialmente do Amazonas, visualizando a rede urbana, muito mais complexa do que se vê até o momento, por meio de estudos em escala regional e nacional.

    Resumo em Inglês:

    When analyzing the periodization of the urban network in the Amazon different aspects evidence growth and expansion, while others evidence economic stagnation. In any of these cases it is possible to notice the strengthening of certain urban centers, that due to historical-geografical factors, highlight their importance in the urban network of the Amazonas State - Brazil. Aiming to analyse the spatial temporality of the cities of Parintins and Itacoatiara and their role in the urban network along the Amazonas river, this paper presents historical data, results from extensive field work and comprehensive analysis of both cities. This analysis gives new light in the understanding of the urban network in the Brazilian Amazon, considering a different scale to those usually used to understand urbanity in the region.
  • Níveis críticos da espacialidade: notas sobre uma intervenção artística na cidade de São Paulo Artigos

    Nielsen, Sabine

    Resumo em Português:

    Atualmente, a arte contemporânea é incorporada como um fator significativo no desenvolvimento de áreas urbanas. A incorporação atual da arte no desenvolvimento de ambientes urbanos contemporâneos levanta uma série de novas questões para a investigação na história da arte e nos estudos sobre urbanidade, assim como para as práticas da arte. Em seu artigo, Sabine Nielsen destaca os aspectos de espaços da cidade que interessam ao artista contemporâneo Hector Zamora, e em continuação a isto, ela ilustra como a intervenção arquitetural deste artista em São Paulo, intitulada Errante, pode refletir, contestar e transformar as zonas urbanas circundantes. Através de uma análise deste projeto específico, mostra como a arte contemporânea existe em estreita interação com a cultura urbana, e como as mudanças na infraestrutura e os avanços socioculturais exigem a invenção de novas técnicas e estratégias temporárias se a arte contemporânea tiver uma relação relevante com o atual desenvolvimento da cidade.

    Resumo em Inglês:

    Today, contemporary art is incorporated as a significant factor in developing urban areas. The current incorporation of art in the development of contemporary urban environments raises a number of new issues for research in art history and urbanity studies, as well as art practices. In her article Sabine Nielsen highlights the aspects of city spaces that interests the contemporary artist Hector Zamora, and in continuation hereof she illustrates how his architectural intervention in Sao Paulo entitled Errante can be said to reflect, contest, and transform the surrounding urban zones. Through an analysis of this specific project Sabine Nielsen shows how contemporary art exists in close interaction with urban culture, and how changes in infrastructure and socio-cultural developments necessitate the invention of new techniques and temporary strategies if contemporary art is to have a relevant relationship to current city development.
  • As cidades brasileiras encontram uma síntese Resenha

    Oliva, Jaime Tadeu
  • Índios e brancos do rio Amazonas em 1847: páginas de Castelnau inéditas em português, traduzidas e anotadas Documentação

    Porro, Antonio
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