Acessibilidade / Reportar erro

Uso do método acelerado brasileiro de prismas de concreto (ABCPT) para avaliação da reação álcali-agregado (RAA)

Existem muitos métodos de ensaio de laboratório utilizados na prevenção da reação álcali-agregado, entretanto, até o momento não existe consenso no que tange confiabilidade e eficiência destes. Este trabalho apresenta a tentativa de desenvolvimento de um novo método de ensaio acelerado denominado ABCPT (método acelerado brasileiro de prismas de concreto), com o intuito de que este possa, de maneira rápida e confiável, analisar e classificar agregados mediante a sua potencial reatividade em laboratório. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foram utilizados seis litotipos diferentes de agregados. Os métodos CPT (método de prismas de concreto), ACPT (método acelerado de prismas de concreto) e ABCPT foram realizados com todos os agregados e após, uma análise comparativa foi realizada. Os resultados indicam que o ABCPT demonstra grande potencial para utilização na análise e classificação de agregados em obras correntes de engenharia. No entanto, para a sua real comprovação, torna-se muito importante a realização do ensaio com um maior número de amostras de diferentes litotipos.

reação álcali-agregado; métodos de ensaio; método de prismas de concreto (CPT); método acelerado brasileiro de prismas de concreto (ABCPT)


IBRACON - Instituto Brasileiro do Concreto Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), Av. Queiroz Filho, nº 1700 sala 407/408 Torre D, Villa Lobos Office Park, CEP 05319-000, São Paulo, SP - Brasil, Tel. (55 11) 3735-0202, Fax: (55 11) 3733-2190 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: arlene@ibracon.org.br