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Rumo a modelos de carga reais do tráfego brasileiro para pontes rodoviárias de pequenos vãos

Novos modelos de cargas móveis para o projeto de pontes rodoviárias no Brasil estão em desenvolvimento com a montagem de um banco de dados de tráfego real, simulações de tráfego, modelagem analítico-numérica da interação dinâmica veículo-estrutura e extrapolações. Este artigo apresenta e discute os resultados obtidos nas primeiras etapas deste trabalho, incluindo a comparação entre os efeitos estáticos devido ao tráfego dos veículos comerciais ​​reais e aqueles gerados pelo modelo de cargas da NBR 7188. Demonstra-se que este modelo de cargas não é adequado para representar as solicitações reais e pode estar, em alguns casos, contra a segurança. São consideradas pontes de pequenos vãos com pista simples e duas faixas de rolamento em cenários de tráfego livre. Os esforços estáticos representativos nessas pontes devido ao tráfego real dos veículos comerciais ​​são obtidos extrapolando as suas funções densidade de probabilidade a um determinado período de retorno. Para tal, uma base de dados de trânsito foi construída através da coleta de dados em alguns postos de pesagem de rodovias federais brasileiras, os quais foram aplicados para executar simulações de tráfego através de uma ferramenta computacional especialmente desenvolvida para esta finalidade.

pontes rodoviárias; modelos de cargas móveis; base de dados de tráfego pesado; simulação de tráfego


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