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Avaliação da anisotropia do concreto utilizando ensaios de compressão e tração indireta

Resumo

Na análise e projeto estrutural de concreto armado, normalmente se assume que o material é isotrópico e homogêneo. As caraterísticas pontuais das estrutura, geralmente exercem pouca influência no comportamento das mesmas, portanto normalmente são desconsideradas. No entanto, existem muitas evidencias de que, na mesoescala, o concreto convencional apresenta algum grau de comportamento ortotrópico, que resulta do efeito gravitacional durante o lançamento o endurecimento do concreto. No presente trabalho são apresentados os resultados de ensaios de compressão axial e de tração por compressão diametral em corpos de prova cilíndricos. Os resultados destes ensaios confirmam que ambas, as resistências à compressão axial e à tração indireta, são perceptivelmente influenciadas pelo ângulo entre o eixo do corpo de prova e a direção de lançamento do concreto. Foi observado que a relação entre a resistência à compressão axial de um concreto de classe C50 obtida em cilindros moldados na posição horizontal e moldados na posição vertical é, em média, 0,85. Da mesma forma, a resistência à tração do concreto na direção vertical é, em média, cerca de 15% menor do que a resistência determinada empregando testes laboratoriais padrão.

Palavras-chave:
anisotropia do concreto; resistencia à compressão; ensaio brasileiro; materiais quase frágeis não homogêneos; fratura

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