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Revista IBRACON de Estruturas e Materiais, Volume: 12, Número: 1, Publicado: 2019
  • Análise do inventário das pontes federais do Brasil Articles

    OLIVEIRA, C. B. L.; GRECO, M.; BITTENCOURT, T. N.

    Resumo em Português:

    Resumo A gestão de pontes promove suporte na tomada de decisões gerenciais, otimizando as intervenções necessárias sob limitações orçamentárias. Nessa perspectiva, o Departamento Federal de Transportes (DNIT) desenvolveu o Sistema Brasileiro de Gerenciamento de Pontes (SGO) e promoveu o mais abrangente inventário de pontes rodoviárias sob sua administração direta. Atualmente, o DNIT promove pesquisa para o desenvolvimento de um modelo estatístico de previsão das futuras condições das pontes: ferramenta basilar e de importância crucial no gerenciamento. O presente artigo apresenta os resultados do inventário, predominantemente composto de pontes em concreto armado, focando no registro dos potenciais agentes de deterioração e da sua possível influência no estado de conservação dessas estruturas. Baseado nas características do inventário, o artigo propõe uma metodologia para a previsão das taxas de deterioração de pontes brasileiras com um exemplo da sua aplicação, obtendo boa previsão do estado futuro mesmo quando utilizada em parques de obras com poucos ciclos de inspeções e restritas informações do banco de dados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Bridge Management aims to provide an appropriate support to decision-making for maintenance, rehabilitation and repair strategies under constraint of limited budgets. In this regard, the Federal Brazilian Department of Transportation (DNIT) has developed the SGO - a Brazilian Bridge Management System (B-BMS) - and promoted the most comprehensive road bridge inventory under its direct administration. To improve the management of these bridge assets, the DNIT is working to develop a statistical model to predict the future condition of bridge: the most efficient and effective tool in a BMS to planning when the maintenance actions will be required. The current paper reports on findings of inventory, predominantly composed of reinforced concrete bridges, focusing on potential deterioration agents reported and checking their influence on deterioration conditions. Based on national database, the paper proposes a methodology to forecast Brazilian bridges deterioration rates. An example of application is demonstrated and satisfactory prediction accuracy obtained, even for few inspection cycles and under restricted database information.
  • Estudo analítico de tanques cilíndricos incluindo interação solo-estrutura Articles

    SILVA, R. L. C.; MARQUES, G. B.; LAGES, E. N.; MARQUES, S. P. C.

    Resumo em Português:

    Resumo Um estudo analítico voltado para o projeto de tanques cilíndricos para armazenagem de líquidos, apoiados sobre fundação deformável, é desenvolvido neste trabalho. O solo sob os tanques é modelado como um meio elástico linear. A parede cilídrica é considerada rigidamente conectada à placa de fundação. Aqui, tanques de concreto são enfatizados, mas o estudo pode ser estendido para outros materiais de construção. Para a análise dos esforços atuantes sobre os tanques, eficientes e simplificadas expressões aproximadas são deduzidas com base em teorias analíticas rigorosas para cascas delgadas e placas circulares sobre fundações elásticas. Para verificar as expressões aproximadas propostas e investigar a influência da deformabilidade das fundações sobre os esforços e deslocamentos, análises paramétricas de tanques de concreto com diferentes valores de rigidez do solo são apresentadas. Os resultados ilustram a forte influência da rigidez da fundação sobre grandezas de projeto dos tanques e um desempenho muito bom das expressões aproximadas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract An analytical study aiming the design of cylindrical liquid storage tanks resting on deformable foundations is developed in this work. The soil under the tanks is modeled as an elastic linear medium. The cylindrical wall is considered rigidly connected to the plate foundation. Here, concrete tanks are emphasized, although the study can be extended to other construction materials. For the analysis of the design forces acting on the tanks, efficient and simplified approximate expressions are derived based on rigorous analytical theories for thin shells and circular plate on elastic foundations. To verify the proposed approximate expressions and investigate the influence of the foundation deformability on displacements and design forces, parametric analyses of concrete tanks with different soil stiffness values are presented. The results illustrate the strong influence of the foundation stiffness on the tank design quantities and a very good performance of the simplified expressions.
  • Otimização geométrica associada à utilização de concreto de alta resistência em tabuleiros de viadutos de múltiplas longarinas pós-tensionadas Articles

    TRENTINI, E. V. W.; MARTINS, C. H.

    Resumo em Português:

    Resumo O Brasil carece de investimentos em infraestrutura rodoviária, uma vez que este é responsável por mais da metade do volume de cargas transportado no território nacional. Quando se aborda o tema de infraestrutura rodoviária, uma das principais variáveis é, sem dúvida, a construção e a manutenção de viadutos. Viadutos em concreto de longarinas protendidas com seção I tem sido amplamente utilizadas no território nacional. Este trabalho tem como objetivo discutir os aspectos econômicos da utilização de concreto de alta resistência (CAR) associada à otimização geométrica de tabuleiros de viadutos de múltiplas longarinas pós-tensionadas. Para tanto, foram dimensionados doze tabuleiros de viaduto dividindo dois grupos. No Grupo A, a resistência característica do concreto variava e as características geométricas do tabuleiro não. Já no Grupo B a resistência característica variava, assim como as características geométricas do tabuleiro, haja vista que estas eram as configurações que apresentavam os melhores resultados para cada grupo de resistência característica do concreto. Sendo assim foi possível identificar que a utilização CAR diminui significativamente a taxa de armaduras, principalmente as armaduras de cisalhamento. Também observou-se que, apesar do CAR possuir um custo mais elevado por m³, ele ainda é considerado uma opção viável devido a redução da taxa de armaduras proporcionada. E por fim, a sua utilização além de proporcionar os benefícios amplamente comentados na literatura, ainda pode proporcionar estruturas de viadutos com custo de construção mais econômicos que o concreto convencional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In Brazil, there is a lack of infrastructure investment in roads, given that they facilitate the transportation of more than half the country’s cargo volume. One of the main variables in road infrastructure is overpass construction and maintenance. Concrete overpasses with post-tensioned I-section beams have been extensively used in Brazil. This study discusses the economic aspects of the use of high-strength concrete (HSC) associated with the geometrical optimization of decks of post-tensioned multi-girder overpasses. Twelve overpass decks were dimensioned and divided into two groups. In Group A the characteristic concrete strength varied, but not the geometrical characteristics of the deck. In Group B, the characteristic strength and the geometrical characteristics of the deck varied. These were the configurations that presented the best results for each group of characteristic concrete strength. It was determined that the use of HSC significantly decreases the reinforcement ratio-especially shear reinforcement. In addition, although the HSC has a higher cost per m3, it is still considered a viable option owing to the reduction in the reinforcement ratio. Lastly, in addition to providing the benefits that are widely commented on in literature, using HSC can also provide more economical overpass structures compared to conventional concrete.
  • Efeitos da biocimentação promovida por Bacillus subtilis nas propriedades mecânicas de argamassas Articles

    SCHWANTES-CEZARIO, N.; PORTO, M. F.; SANDOVAL, G. F. B.; NOGUEIRA, G. F. N.; COUTO, A. F.; TORALLES, B. M.

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo tem como objetivo avaliar a influência da adição de esporos de B. subtilis AP91 nas propriedades mecânicas de argamassas. Para tanto, a bactéria B. subtilis AP91 isolada de folhas de arroz da variedade agulha precoce foi utilizada na concentração de 105 esporos/mL em argamassas com traço de 1:3 (em massa) e relação água/cimento (a/c) de 0,63. Os esporos bacterianos foram adicionados de duas diferentes formas: na água de amassamento e por imersão em solução contendo os esporos. A análise por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) com Sistema de Energia Dispersiva (EDS) mostrou cristais com picos de cálcio, o que possivelmente indica a presença de carbonato de cálcio bioprecipitado. Os resultados obtidos a partir da análise mecânica mostraram que a bioprecipitação de CaCO3 pela bactéria B. subtilis AP91 foi satisfatória, particularmente quando os esporos foram adicionados à água de amassamento, aumentando a resistência à compressão em até 31%. Portanto, conclui-se que a adição de esporos de B. subtilis AP91 na água de amassamento das argamassas induziu a biocimentação, que aumentou a resistência à compressão. A bioprecipitação de carbonato de cálcio pode ter outras consequências benéficas, como o fechamento de poros e fissuras em materiais cimentícios, que poderiam melhorar a durabilidade, embora mais pesquisas neste aspecto ainda sejam necessárias.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aims to evaluate the influence of B. subtilis AP91 spores addition on the mechanical properties of mortars. B. subtilis strain AP91, isolated from rice leaves of the needle variety, which has an early cycle of production, was used at the concentration of 105 spores/mL in mortars with cement-to-sand ratio of 1:3 (by weight) and water-to-cement ratio (w/c) of 0.63. These spores were added in two different ways: in the mixing water and by immersion in a solution containing bacterial spores. Scanning Electron Microscope (SEM) analysis showed crystals with calcium peaks on the EDS, which possibly indicates the presence of bioprecipitated calcium carbonate. The results obtained in the mechanical analysis showed that the bioprecipitation of CaCO3 by B. subtilis strain AP91 was satisfactory, particularly when the spores were added in the mixing water, increasing the compressive strength up to 31%. Thus, it was concluded that the addition of B. subtilis AP91 spores in the mixing water of cement mortars induced biocementation, which increased the compressive strength. This bioprecipitation of calcium carbonate may very well have other advantageous consequences, such as the closure of pores and cracks in cementitious materials that could improve durability properties, although more research is still needed on this matter.
  • Estudo numérico do comportamento de emendas de barras por meio de laço em juntas de estruturas de concreto armado Articles

    L.VASCONCELOS, T. D.; HAACH, V. G.

    Resumo em Português:

    Resumo Emendas com barras retas ocupam muito espaço devido ao comprimento de traspasse necessário. Dessa forma, em situações em que há uma limitação de espaço para a emenda, uma armação que constitui uma solução interessante é a emenda por meio de laço, que, apesar de ter poucos estudos relacionados, vem sendo bastante difundida na construção civil. O objetivo desse trabalho é estudar o comportamento de emendas em laço em juntas de estruturas de concreto armado submetidas à tração. Para isso, realizam-se simulações numéricas no software DIANA® em modelos numéricos 3D. Inicialmente se faz a calibração do modelo numérico com base em ensaios experimentais da literatura, depois é realizada uma análise paramétrica variando parâmetros geométricos das peças e da armação em laço. Os resultados indicam que dispor as barras o mais próximo possível até um espaçamento máximo de 60 mm entre eixos e considerar um traspasse mínimo igual ao diâmetro de dobra dos laços pode ser uma situação ideal para o comportamento deste tipo de ligação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Sometimes straight bar splicing takes up too much space in a reinforced concrete structure due to the required overlapping length. Therefore, in limited space situations, loop joints may be a good solution, which has been spread in civil construction, although there are very few studies about it. The aim of the present work is to study the loop joint behavior in reinforced concrete structures under tension. Three dimensional numerical simulations are made using the software DIANA®. Firstly, the calibration of the numerical model based on experimental tests of the literature is performed, followed by parametric analyses varying geometric parameters of the concrete elements and reinforcement. The results indicate that arranging the bars as close as possible to a maximum spacing of 60 mm between axes and considering a minimum splice length equal to the bend diameter of the loops may be an ideal situation for the behavior of this type of connection.
  • Análise experimental da capacidade portante em vigas com reforço de fibras de aço na face tracionada Articles

    DEGHENHARD, C. C.; SILVA, B. V.; PELISSER, F.

    Resumo em Português:

    Resumo A utilização de fibras de aço no concreto visa aumentar principalmente a tenacidade, em função da aderência das fibras à matriz cimentícia. Entretanto como existem diversas tipologias de fibras de aço, as principais diferenças estão no fator de forma (relação entre comprimento e diâmetro), na geometria das fibras, e, na caracterização entre macrofibras e microfibras, que de modo geral servem para reduzir a macrofissuração e microfissuração, respectivamente. Dentro deste contexto, este trabalho avaliou a utilização de microfibras (20 kg/m³ ou volume igual a 0,26% (Vf) do volume de concreto), macrofibras (20 kg/m³ ou Vf = 0,26%) e a hibridização entre os dois tipos (microfibras (10 kg/m³) + macrofibras (10 kg/m³)) inseridas em um concreto de alta resistência (fc = 80 MPa). Foram utilizados dois tipos de fibras de aço: as macrofibras com diâmetro de 0,75 mm e comprimento de 60 mm (fator de forma igual a 80, com gancho na extremidade); e microfibras com diâmetro de 200 µm e comprimento de 13 mm (fator de forma igual a 65). As fibras foram utilizadas no concreto para atuar como reforço na face tracionada de vigas armadas (12×20×160cm), e foram analisadas as características mecânicas dos concretos: (i) resistência à flexão em corpos de prova prismáticos (10×10×35 cm), (ii) resistência à compressão em corpos de prova cilíndricos (20×Ø10 cm) e (iii) módulo de elasticidade em corpos de prova cilíndricos (20×Ø10 cm). Análise dos resultados mostraram que na resistência à compressão houve um acréscimo de aproximadamente 8% para todas as composições com fibras em relação ao concreto sem fibras. Quanto ao módulo de elasticidade foi verificado comportamento semelhante. Nos corpos de prova prismáticos (10×10×35 cm) ocorreu aumento na tenacidade, sendo que as macrofibras tiveram melhor desempenho. Nas vigas de 12×20×160cm, ocorreu aumento da capacidade portante, quanto ao momento de fissuração e rotação plástica, sendo que o melhor resultado também foi obtido com as macrofibras. De modo geral, pode-se concluir que a aplicação do reforço com fibras de aço na face tracionada das vigas foi eficiente, embora não apresentou aumento significativo na resistência à compressão, fato que pode estar correlacionado ao reduzido volume de fibras utilizado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The use of steel fibers in the concrete is mainly aimed at increasing the post-peak toughness, due to the adhesion of the fibers to the cementitious matrix. However, there are several typologies of steel fibers, and the main differences are in the form (relation between length and diameter), fiber geometry, and the characterization between macrofibers and microfibers, which generally serve to reduce macrocracking and microcracking, respectively. In this context, this work evaluated the use of microfibers (20 kg/m³ or volume equal to 0.26% (Vf) of concrete volume), macrofibers (20 kg/m³ or Vf = 0.26%) and hybridization (10 kg/m³) + macrofibers (10 kg/m³) inserted in a high strength concrete (fc = 80 MPa). Two types of steel fibers were used: macrofibers with a diameter of 0.75 mm and a length of 60 mm (a form factor of 80); and microfibers with a diameter of 200 μm and a length of 13 mm (a form factor of 65). The fibers were used in concrete to act as a reinforcement on the compression face of reinforced beams (12×20×160cm), and the mechanical characteristics of the concretes were analyzed: (i) flexural strength in prismatic specimens (10×10×35 cm), (ii) compressive strength in cylindrical specimens (20×Ø10 cm) and (iii) modulus of elasticity in cylindrical specimens (20×Ø10 cm). Analysis of the results showed that compressive strength increased by approximately 8% for all the compositions with fibers compared with concrete without fibers. Similar behavior was verified for the modulus of elasticity. In the prismatic specimens (10×10×35 cm) an increase in toughness was observed, with the macrofibers performing better. In beams measuring 12×20×160 cm, an increase in bearing capacity was verified regarding cracking time and plastic rotation, with the best result also obtained using macrofibers. Overall, it can be concluded that the application of reinforcement with steel fibers in the compression face of beams was efficient, even though it did not present a significant increase in compressive strength, a fact that could be correlated with the reduced volume of fibers used.
  • Modelo de bielas e tirantes para comportamentos linear e não linear do concreto com base na Otimização Estrutural Evolucionária (ESO) Articles

    LANES, R. M.; GRECO, M.; GUERRA, M. B. B. F.

    Resumo em Português:

    Resumo A busca por sistemas resistentes representativos para estrutura de concreto requer profundo conhecimento sobre seu comportamento mecânico. Os modelos de bielas e tirantes são procedimentos clássicos utilizados no dimensionamento do concreto armado onde existem concentrações de tensão, as chamadas regiões descontínuas da estrutura. No entanto, esse modelo é fortemente dependente da experiência do analista em relação à compatibilidade entre esforços internos, comportamento do material, geometria e condições de contorno. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar a aplicação de métodos de bielas e tirantes para análises linear e não-linear em alguns elementos estruturais típicos, utilizando o Método de Otimização Estrutural Evolucionária (ESO). Esse algoritmo de otimização topológica considera a redução progressiva da rigidez com a remoção de elementos com baixos valores de tensões. O sistema de treliça equivalente resultante da análise pode fornecer maior segurança e confiabilidade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The search for representative resistant systems for a concrete structure requires deep knowledge about its mechanical behavior. Strut-and-tie models are classic analysis procedures to the design of reinforced concrete regions where there are stress concentrations, the so-called discontinuous regions of the structure. However, this model is strongly dependent of designer’s experience regarding the compatibility between the internal flow of loads, the material’s behavior, the geometry and boundary conditions. In this context, the present work has the objective of presenting the application of the strut-and-tie method in linear and non-linear on some typical structural elements, using the Evolutionary Topological Optimization Method (ESO). This optimization method considers the progressive reduction of stiffness with the removal of elements with low values of stresses. The equivalent truss system resulting from the analysis may provide greater safety and reliability.
  • Concretos drenantes: estudo de dosagem e adição de fibras de polipropileno Articles

    PILS, S. E.; OLIVEIRA, P.; REGOSO, F.; PAULON, V. A.; COSTELLA, M. F.

    Resumo em Português:

    Resumo Utilizar concreto permeável para minimizar os efeitos causados pela impermeabilidade do solo causado pela crescente urbanização é uma alternativa que ainda necessita de estudos quanto à sua concepção e aplicação. Seguindo esta linha, o presente artigo apresenta um estudo das características do concreto drenante, tal como a resistência à tração, resistência à compressão, resistência à tração na flexão e coeficiente de permeabilidade, através do desenvolvimento de varios traços, para ajustar às características dos agregados locais. A partir de um traço referência, foram estudados oito traços, sendo cinco referentes ao concreto drenante com adição de agregados mais finos ao traço referência sem estes agregados. Posteriormente estudou-se três traços com a inclusão de fibras de polipropileno, com o objetivo de analisar os efeitos que a adição de fibras causa nas propriedades do concreto drenante. Concluiu-se então, que a presença das fibras alterou as características do concreto, levando o mesmo a atingir maiores resistências, aliadas a uma boa permeabilidade em seus traços, verificando-se assim a melhoria de capacidade de resistência à tração na flexão do concreto drenante, principal propriedade para uso em pavimentos, sem prejudicar a permeabilidade e avaliando a possibilidade de aplicação do mesmo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The use of pervious concrete to minimize the effects caused by the impermeability of the soil as a result of increasing urbanization is an alternative that still requires further studies regarding its design and implementation. From this perspective, this paper presents a study of the characteristics of pervious concrete, including its tensile strength, compressive strength, flexural strength and the permeability coefficient, through the development of various mixtures to adjust the characteristics of the local aggregates. Eight mixtures were studied based on a reference mixture, five of which were related to the pervious concrete with the addition of finer aggregates than the reference mixture without these aggregates. Subsequently, three mixtures were studied with the inclusion of polypropylene fibers in order to analyze the effects of the addition of fibers on the properties of the pervious concrete. It is concluded that the presence of fibers changed the characteristics of the concrete, increasing its strengths while achieving a good permeability in its mixtures. An improvement in the flexural strength of the pervious concrete was observed, which is the main property to be considered for its use in pavements, without harming the permeability, which raises the possibility for its application.
  • Perfuração de placa de concreto por alto explosivo: uma análise numérica Articles

    COSTA NETO, M. L.; DOZ, G. N.

    Resumo em Português:

    Resumo Invasão de perímetros com explosivos, demolições de estruturas robustas e incidentes envolvendo explosões não-programadas podem ser extremamente perigosos. A gravidade destes eventos demanda estudos que possam levar a um conhecimento mais profundo do fenômeno explosão e de sua interação com elementos estruturais. Este trabalho apresenta uma análise numérica da otimização geométrica de um explosivo cilíndrico a base de TNT na perfuração de uma placa de concreto, utilizando o software Autodyn ® Ansys. Os resultados foram avaliados em termos do padrão de dano produzido na placa, sendo estudadas a profundidade e as dimensões da região da cratera e de lascamento. Quanto à proposta de otimização, observou-se um ganho importante no potencial destrutivo do explosivo pelo simples rearranjo de suas dimensões, também se constatou a aplicabilidade do software em se replicar numericamente um experimento envolvendo explosões por contato.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Explosive breaching of walls, demolition of buildings with high structural robustness and non-programmed explosions may be extremely dangerous, the high risk of these events demands continuous researches to support the development of optimized constructive techniques and design. In this context, this work presents a numerical study of the explosive breaching of concrete wall using an optimized contact explosive charge with cilindrical shape, the CFD software Autodyn ® Ansys was used. The results were evaluated in terms of damage pattern of the concrete slab, where was considered the cratering dimensions, the breakthrough hole and concrete spalling. A significant gain of the destructive potential of the explosive was observed by the simple rearrangement of its dimensions when compared to the base model, also the robustness of software to model and simulate a complex experiment that involves the detonation of a contact explosive charge was verified.
  • Análise comparativa entre normas do cálculo da área da armadura transversal em vigas de concreto armado de resistência elevada submetidas à ação de força cortante Articles

    BRAZ, D. H. L.; BARROS, R.; SILVA FILHO, J. N. DA

    Resumo em Português:

    Resumo Concretos de alta resistência (CAR) correspondem a uma resistência à compressão característica compreendida entre 55 e 90 MPa. Com a possibilidade crescente da utilização de CAR, faz-se necessária a realização de estudos que abordem os tratamentos normativos usuais acerca do dimensionamento de elementos por ele constituídos, especificamente, à ação de força cortante. Portanto, são apresentadas os principais aspectos da NBR, Model Code 1990 e 2010, Norma portuguesa e alemã acerca dos dimensionamento à cortante. Das simulações numéricas, acrescidas das contribuições experimentais de Cladera e Marí, constata-se que o procedimento de cálculo da NBR produz áreas de estribos inferiores às previstas pelos códigos internacionais; estes, com exceção do LoA III, não adotam a contribuição do concreto, apesar de esta ser verificada experimentalmente, levando a resultados muito conservadores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract High strength concretes (HSC) correspond to a characteristic compression strength between 55 e 90 MPa. With the growing use of HSC, studies about the regular design standards of elements made of it, specifically standards about design on shear, become necessary. Hence, the main aspects of the NBR, Model Code 1990 e 2010, Portuguese Standard and German Standard related to the design on shear are presented. From the numerical simulations, with the addition of Cladera and Marí’s experimental contributions, it is confirmed that the Brazilian design standard procedure produces lower transverse reinforcement areas in comparison to the ones predicted by the international codes; these, excepted by LoA III, do not consider the concrete contribution, in spite of being experimentally verified, leading to very conservative results.
  • Estudo do comportamento da argamassa autoadensável com cinza do bagaço de cana-de-açúcar no estado fresco e endurecido Articles

    SANTOS, V. C.; VANDERLEI, R. D.; MORAES, K. K.; ROSINA, E. T. D. F.; BALBINO, G. M.

    Resumo em Português:

    Resumo O concreto autoadensável (CAA) é um material que apresenta alta trabalhabilidade e moderada viscosidade quando comparado ao concreto convencional. Em função de suas vantagens, nas últimas décadas, o CAA vem sendo investigado e as pesquisas abordam a utilização de novos componentes em sua estrutura e a busca pela melhoria de seu desempenho, tanto no estado fluido quanto no endurecido. Este estudo teve como objetivo avaliar o comportamento de argamassas autoadensáveis com fíler calcário e com a adição de cinza do bagaço de cana-de-açúcar (CBCA) em substituição parcial ao agregado miúdo. Para atingir este objetivo, inicialmente, uma taxa de substituição de areia natural por CBCA foi definida. Na sequência, foram realizados ensaios de espalhamento e funil-V com o intuito de verificar o comportamento das argamassas no estado fresco. Após a verificação do comportamento das argamassas em seu estado fresco, a série de traços que obteve os melhores aspectos de fluidez e viscosidade foi selecionada, e, para as argamassas autoadensáveis foram moldados corpos-de-prova para determinação da resistência à tração aos 28 dias, e resistência à compressão aos 7 e 28 dias. As análises experimentais demonstraram um aumento de viscosidade e redução da fluidez à medida em que se aumentava o teor de fíler calcário, facilitando a obtenção de argamassas autoadensáveis. Com relação ao desempenho do material no estado endurecido, as argamassas apresentaram leve incremento de resistência à tração e à compressão, devido ao efeito fíler dos finos. Foi possível substituir 40% do agregado miúdo por CBCA.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Self-compacting concrete (SCC) is a material with high workability and moderate viscosity when compared to conventional concrete. Due to its advantages, the SCC has been investigated in the last decades and the research studies the use of new components in its structure and the search for the improvement of its performance, both in the fluid and in the hardened state. The goal of this study was to evaluate the behavior of self-compacting mortars with limestone filler and with the addition of sugarcane bagasse ash (SBA) partially replacing the small aggregate. To reach this goal, initially, a rate of replacement of natural sand by SBA was set. Afterwards, slump-flow and funnel-V tests were carried out in order to check the behavior of the mortars in the fresh state. After checking the behavior of the mortars in their fresh state, the different mix proportions that achieved the best aspects of fluidity and viscosity was selected, and, for self-compacting mortars, specimens were molded to determine tensile strength at 28 days, and compressive strength at 7 and 28 days. The experimental analyses demonstrated an increase in viscosity and reduction in fluidity with increasing content of limestone filler, facilitating the obtaining of self-compacting mortars. Regarding the performance of the material in the hardened state, the mortars showed a slight increase in tensile and compressive strength due to the filler effect of fines. It was possible to replace 40% of the small aggregate with SBA.
  • Análise de procedimentos de reforço de pontes rodoviárias: um estudo de caso brasileiro Articles

    CARVALHO, D. M.; CALIXTO, J. M. F.

    Resumo em Português:

    Resumo O sistema rodoviário federal brasileiro é constituído em grande parte por pontes construídas antes de 1984. Assim, essas pontes possuem geometria e capacidade de carga incompatíveis com o tráfego atual. Nesse cenário, o objetivo deste estudo foi a avaliação dos procedimentos de alargamento e reforço empregados em uma ponte de concreto armado que foi reabilitada, visando atender às novas exigências de uma rodovia que foi duplicada. O estudo também inclui a comparação do seu desempenho com a ponte nova, também em concreto armado, que foi construída ao lado para receber a pista nova. Esta comparação se mostra adequada, considerando que ambas as pontes são inseridas no mesmo microclima, estão sujeitas às mesmas características de tráfego e têm vãos e sistemas estruturais semelhantes.Os resultados obtidos permitem conhecer a eficácia das intervenções de alargamento e reforço realizadas, sob o ponto de vista da durabilidade, contribuindo para a melhoria de projetos futuros de reabilitação de pontes rodoviárias de concreto armado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Brazilian federal highway system is largely made up of reinforced concrete (RC) bridges built prior to 1984. Thus, these bridges have incompatible geometry and loading carrying capacity with nowadays traffic. In this scenario, the goal of this investigation was the evaluation of the widening and strengthening procedures used in these RC bridges. The study also includes comparing their performance with the respective new bridges built next to them, which received new highway lanes. This comparison is adequate, considering that, both bridges are inserted in the same environment, are subjected to the same traffic characteristics and have similar spans and structural systems. The results obtained allow us to know the effectiveness of the widening and strengthening interventions carried out, from the point of view of durability, contributing to the improvement of future rehabilitation design for reinforced concrete highway bridges.
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