Acessibilidade / Reportar erro

Caracterização molecular e análise filogenética de sequências do antígeno de superfície 3 (SAG3) em isolados indianos (CHENNAI E IZATNAGAR) de Toxoplasma gondii

Contexto e objetivo.

A caracterização molecular de isolados indianos de Toxoplasma gondii é importante para a investigação de variações genéticas existentes entre cepas do parasito em diferentes locos gênicos.

Delineamento e disposição.

A presente comunicação realizou a clonagem e o sequenciamento dos 1158 pares de base correspondendo à totalidade do quadro de leitura do antígeno de superfície 3 (SAG3) de Toxoplasma gondii em dois isolados indianos (Chennai e Izatnagar) mantidos em um biorrepositório localizado em IVRI.

Método.

As sequências do SAG3 dos dois isolados indianos foram clonadas, sequenciadas e posteriormente comparadas com sequências SAG3 de Toxoplasma gondii disponíveis em publicações.

Resultados.

A comparação das sequências revelou 99,9% de homologia com a cepa RH padrão; 99,3% de homologia com as cepas P-Br e CEP; e 98,4% de homologia com a cepa PRU. Os dois isolados indianos eram 100% idênticos no que diz respeito à sequência SAG3.

Conclusão.

Concluiu-se que os isolados indianos são filogeneticamente mais próximos da cepa RH em relação à cepa brasileira P-Br, ou às cepas CEP e PRU (USA). No entanto, a análise de outros genes de Toxoplasma gondii destes dois isolados indianos mostrou diferenças na composição de nucleotídeos, ao contrário do que foi encontrado para o locus SAG3. Estes resultados poderiam ser atribuídos ao fato do locus SAG3 ser altamente conservado, necessitando de estudos adicionais para determinar se SAG3 poderia ser utilizado no diagnóstico da toxoplasmose. No entanto, estes resultados são importantes do ponto de vista da filogenia molecular.


Instituto de Medicina Tropical de São Paulo Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 470, 05403-000 - São Paulo - SP - Brazil, Tel. +55 11 3061-7005 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revimtsp@usp.br