Acessibilidade / Reportar erro

Soroprevalência da infecção pelo T. cruzi em doadores de sangue e cardiomiopatia chagásica em pacientes da região carbonífera de Coahuila, México

Contexto e Objetivo: A doença de Chagas é mundialmente considerada uma doença emergente, é endêmica no México e no estado de Coahuila e considerada de pouca relevância. O objetivo do estudo foi determinar a soroprevalência da infecção pelo T. cruzi em doadores de sangue e cardiomiopatia chagásica em pacientes da região carbonífera de Coahuila, México.

Desenho e Local: Estudo epidemiológico, exploratório e prospectivo em um hospital geral no período de janeiro a junho de 2011.

Métodos: Foram realizados testes de laboratório ELISA e hemoglutinação indireta em três grupos de indivíduos: 1) doadores de sangue voluntários assintomáticos, 2) pacientes internados na área de cardiologia e 3) pacientes com cardiomiopatia dilatada.

Resultados: Foram achados três níveis de soroprevalência: 0,31% em indivíduos doadores de sangue assintomáticos, 1,25% em pacientes cardiopatas e, em pacientes com cardiomiopatia dilatada 21,14%.

Conclusão: Detectamos casos autóctones de doença de Chagas em área considerada não endêmica. Deve ser determinada sua importância na saúde pública regional e local, para estabelecer os detalhes do mecanismo de transmissão. O estudo ainda está em desenvolvimento.


Instituto de Medicina Tropical de São Paulo Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 470, 05403-000 - São Paulo - SP - Brazil, Tel. +55 11 3061-7005 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revimtsp@usp.br