Acessibilidade / Reportar erro

Modulação da parasitemia e da resposta de anticorpos ao Trypanosoma cruzi pela ciclofosfamida em Calomys callosus (Rodentia, Cricetidae)

Calomys-callosus, roedor silvestre, que já foi encontrado naturalmente infectado pelo Trypanosoma cruzi, tem baixa suscetibilidade à infecção experimental por este protozoário. Foram feitos experimentos para avaliar a contribuição da resposta imune a essa baixa suscetibilidade. Animais foram submetidos a injeção de doses altas (200 mg/kg peso corporal) ou doses baixas (20 mg/kg peso corporal) de ciclofosfamida nos dias -1 ou -1 e +5, e inoculados com 4 x 10³ T. cruzi no dia O. Observou-se a curva de parasitemia, mortalidade e resposta de anticorpos medida por aglutinação direta de tripomastigotas. Doses de 200 mg resultaram em parasitemia e mortalidade mais elevada e supressão da resposta de anticorpos. Uma dose de 20 mg aumentou os níveis de anticorpos no 20º dia após a infecção, enquanto a administração de uma segunda dose não alterou significativamente a produção de anticorpos. Os níveis de parasitemia não diminuíram, mas pelo contrário, elevaram-se em relação aos animais testemunhos, em ambos os grupos. A transferência passiva de soro anti-T. cruzi de C. callosus resultou em parasitemia e mortalidade mais baixa nos animais imunossuprimidos. Estes resultados indicam que a resposta imune é um importante fator na resistência de C. callosus à infecção por T. cruzi.


Instituto de Medicina Tropical de São Paulo Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 470, 05403-000 - São Paulo - SP - Brazil, Tel. +55 11 3061-7005 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revimtsp@usp.br