Acessibilidade / Reportar erro

Caracterização genotípica de isolados de Leishmania (Viannia) braziliensis provenientes de biopsias de humanos e cães com leishmaniose tegumentar americana

Introdução:

A leishmaniose tegumentar americana (LTA) é causada pelo sub-gênero Leishmania (Viannia) braziliensis. A evolução da LTA resulta com a evolução das lesões iniciais. A diversidade genética de L. (V.) braziliensis em algumas áreas endêmicas brasileiras, como no estado de São Paulo, é pouco conhecida. Assim, este estudo teve como objetivo analisar a variabilidade genética de isolados de L. (V.) braziliensiscoletados de biopsias de pacientes e cães com LTA no estado de São Paulo.

Métodos:

O diagnóstico da leishmaniose foi realizado por PCR. As 132 biópsias analisadas foram coletadas em diferentes regiões do Estado de São Paulo, Brasil (36 municípios). A caracterização genética de L. (V.) braziliensisfoi realizada por RFLP-PCR utilizando DNA extraído das biopsias. O conjunto de iniciadores utilizado amplificou a região ITS de Leishmania.

Resultados:

Das 132 amostras analisadas, 52 (40%) foram completamente genotipadas por RFLP-PCR (44 de pacientes e oito de cães). Os resultados mostraram nove padrões distintos. A maioria das amostras genotipadas foi de Sorocaba (30), e as demais foram distribuídas entre 14 outros municípios. O primeiro padrão foi mais frequente (29 amostras), seguido pelo padrão 2 (nove amostras), padrão 3 (três amostras). Padrões 4, 6, 7, 8 e 9 foram compostos de duas amostras de cada um e o padrão 5, com uma amostra.

Conclusão:

Estes resultados sugerem que cepas polimórficas de L. (V.) braziliensis circulam no estado de São Paulo. Estes dados são concordantes com estudos em outras regiões do Brasil, mostrando grande variabilidade destas populações naturais de focos endêmicos.


Instituto de Medicina Tropical de São Paulo Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 470, 05403-000 - São Paulo - SP - Brazil, Tel. +55 11 3061-7005 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revimtsp@usp.br