Acessibilidade / Reportar erro

Elite intelectual e política indígena no Equador: notas sobre sua formação na modernidade ocidental1 1 Pesquisa realizada no âmbito do doutorado em Sociologia Política financiada com bolsa CAPES e oportunizada pelo apoio institucional da FLACSO que me acolheu como Pesquisadora convidada no Departamento de Estudos Políticos em 2016. No processo de doutoramento venho produzindo estes e outros estudos, que possuem fundamentação teórico-política semelhante.

Indigenous Political and Intellectual Elite in Ecuador: Notes on its formation in Western modernity

Resumo

O presente texto busca sintetizar a discussão de alguns autores sobre a formação e transformação das elites políticas no Equador e o surgimento emancipatório de uma elite política indígena neste país. O objetivo principal foi entender a formação de uma elite indígena intelectual e política no Equador. Trata-se de uma pesquisa predominantemente teórica com base em revisão bibliográfica e consultas a documentos do governo de jornais. A metodologia utilizou métodos de revisão bibliográfica e sistematização de conceitos para a observação de campo durante o doutorado sanduíche no Equador, em 2016. Como resultados alcançados, verificamos como os movimentos sociais e políticos indígenas aparecem no cenário nacional; e finalmente, como se dá a formação de uma elite indígena intelectual e política no Equador.

Palavras-chave:
Indígenas; Equador; Elite política; Elite intelectual

Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Catarina , Centro Socioeconômico , Curso de Graduação em Serviço Social , Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, 88040-900 - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel. +55 48 3721 6524 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: revistakatalysis@gmail.com