Acessibilidade / Reportar erro

A produção discursiva dos profissionais acerca da humanização em saúde: singularidade, direito e ética1 1 Artigo extraído da tese de doutorado "A Construção Simbólica dos Profissionais da Saúde sobre Humanização: Um Estudo no Campo das Representações Sociais", apresentada ao Instituto de Psicologia Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Objetivo:

descrever a produção discursiva dos profissionais acerca da humanização em saúde.

Método:

estudo qualitativo, de caráter descritivo, inspirado na Teoria das Representações Sociais, com 24 profissionais do campo da saúde, em atuação em hospital universitário com a política de humanização implantada. A seleção dos participantes foi feita seguindo-se os critérios de adequação e diversidade de uma amostragem intencional. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas.

Resultados:

através da análise do conteúdo, foram obtidas três categorias, em torno das quais foram desenvolvidas as análises: "humanização em saúde como ato de acolher o outro como único", "humanização em saúde como questão de direito" e "humanização em saúde como uma questão ética". Depreendeu-se que a produção discursiva dos profissionais baseia-se numa perspectiva que tem como solo a perspectiva humanista com viés sócio-histórico.

Conclusão:

considera-se indispensável que os profissionais do campo da saúde conheçam a Política Nacional de Humanização, a fim de que proporcionem assistência de qualidade, promovendo, assim, o encontro, acolhimento e reconhecimento de si mesmo, do outro e de sua profissão no cenário político e sócio-histórico de seu país, enquanto cidadão não só de direitos, mas também de deveres.

Enfermagem; Ética; Saúde; Pesquisa Qualitativa


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br