Acessibilidade / Reportar erro

Associação entre acidentes de trabalho e os níveis de carboxi-hemoglobina em trabalhadores mototaxistas

OBJETIVO:

verificar a associação entre acidentes de trabalho e os níveis de carboxi-hemoglobina apresentados por trabalhadores mototaxistas.

MÉTODO:

estudo correlacional, quantitativo, com 111 trabalhadores e dados obtidos em julho de 2012, por meio de questionário de caracterização dos sujeitos e coleta sanguínea para dosagem de carboxi-hemoglobina.

RESULTADO:

28,8% sofreram acidentes de trabalho, 27,6% apresentaram fraturas em membros inferiores e constatou-se significância de sintomas de exposição ao monóxido de carbono entre fumantes. Os níveis de carboxi-hemoglobina apresentaram-se superiores entre fumantes e acidentados do trabalho.

CONCLUSÃO:

mototaxistas apresentam níveis de carboxi-hemoglobina aumentados, possivelmente pela exposição ao monóxido de carbono; esses níveis também aumentam entre os fumantes e acidentados do trabalho. O estudo propicia avanços do conhecimento em relação às temáticas da saúde do trabalhador e ciências ambientais, e indica que a carboxi-hemoglobina pode ser um indicador de exposição aos poluentes ambientais para quem trabalha a céu aberto e estar relacionada a acidente de trabalho.

Saúde do Trabalhador; Acidentes de Trabalho; Poluição Ambiental; Poluição do Ar; Trabalhadores


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br