Acessibilidade / Reportar erro

Aspectos psicossociais do trabalho e distúrbios psíquicos menores na enfermagem: uso de modelos combinados* * Artigo extraído da dissertação de mestrado “Aspectos psicossociais do trabalho e distúrbios psíquicos menores em trabalhadores de enfermagem”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

RESUMO

Objetivo:

analisar o uso de modelos combinados para a avaliação dos aspectos psicossociais no trabalho e sua associação com a prevalência de Distúrbios Psíquicos Menores entre trabalhadores da enfermagem.

Método:

estudo transversal realizado com uma amostra de 285 trabalhadores de enfermagem. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionário estruturado contendo características sociodemográficas, ocupacionais e os instrumentos Demand Control Support, Effort-Reward Imbalance e Self-Reporting Questionnaire. Realizou-se análise descritiva e regressão logística múltipla.

Resultados:

a prevalência de suspeição de Distúrbios Psíquicos Menores foi de 32,6%. As dimensões de ambos os modelos associaram-se à saúde mental. Os modelos completos Desequilíbrio Esforço-Recompensa e Demanda-Controle e Suporte Social preveem os Distúrbios Psíquicos Menores em maior grau do que o uso combinado dos modelos parciais.

Conclusão:

constatou-se que o modelo Desequilíbrio Esforço-Recompensa captou melhor a magnitude dos Distúrbios Psíquicos Menores nessa amostra de trabalhadores em comparação ao Demanda-Controle e Suporte social. Contudo, o uso de ambos os modelos teóricos revelou contribuições singulares na avaliação dos Distúrbios Psíquicos Menores e considerando a complexidade do adoecimento mental é importante que diferentes fatores sejam avaliados.

Descritores:
Saúde do Trabalhador; Ambiente de Trabalho; Estresse Psicológico; Transtornos Mentais; Pessoal de Saúde; Equipe de Enfermagem

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br