Acessibilidade / Reportar erro

Violência nas relações íntimas entre adolescentes de região de alta vulnerabilidade social* * Supported by Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Projeto Universal - Grant # 233534/2014-8, Brazil.

Objetivo:

conhecer e analisar as percepções de adolescentes de alta vulnerabilidade social frente à construção de relações de intimidade violentas.

Método:

pesquisa qualitativa realizada junto a 19 adolescentes de um município central de São Paulo, Brasil. A coleta de dados se deu por meio de grupos focais e diário de campo, sendo os dados analisados tematicamente.

Resultados:

emergiram duas categorias “Uma nova postura feminina em um contexto de normas tradicionais de gênero” e “Violências nas relações íntimas: a (não) percepção dos adolescentes”. Normas tradicionais de gênero ainda ocupam um lugar significativo no delineamento de relações entre adolescentes. Tais condutas são mais visíveis em relações de namoro, quando o compromisso e a exclusividade são tidos como principais características, autorizando a posse e o controle. O ciúme emerge como principal disparador de violência e as tecnologias aparecem como recursos contemporâneos para reforçá-la.

Conclusão:

reitera-se a necessidade de intervenções precoces junto a adolescentes, com foco em ações promotoras de equidade de gênero.

Descritores:
Violência por Parceiro Íntimo; Adolescente; Violência de Gênero; Populações Vulneráveis; Vulnerabilidade Social; Pesquisa Qualitativa


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br