Objetivo: criar um painel digital de saúde para a gestão da informação no planejamento, monitoramento e avaliação do rastreamento do câncer de colo de útero.
Método: o estudo desenvolveu uma produção tecnológica fundamentada no Design Centrado no Usuário, utilizando dados fictícios de exames citopatológicos realizados por mulheres entre 25 e 64 anos na Atenção Primária à Saúde. O estudo respeitou as exigências quanto a direitos autorais, éticos e proteção de dados.
Resultados: a modelagem foi feita na plataforma Looker Studio®. O painel de saúde desenvolvido destina-se ao uso de enfermeiros, profissionais e gestores de saúde. Realizaram-se simulações de usabilidade do painel entre cidades fictícias, otimizando o acesso à gestão da informação em tempo quase real e apresentando uma visão abrangente da situação de saúde para o planejamento, monitoramento e avaliação em saúde. O modelo é reutilizável, o que o torna uma ferramenta potente para atividades de rastreamento oportunístico e organizado no contexto da Atenção Primária à Saúde.
Conclusão: o modelo de painel de saúde como ferramenta de gestão da informação permite que enfermeiros, profissionais e gestores de saúde tomem decisões para aprimorar o rastreamento do câncer de colo de útero.
Descritores:
Neoplasias do Colo do Útero; Teste de Papanicolaou; Atenção Primária à Saúde; Produtos e Serviços de Informação; Gestão da Informação em Saúde; Enfermagem
Destaques:
(1) O painel de saúde destina-se ao uso de enfermeiros e profissionais de saúde.
(2) O painel de gestão da informação pode ser utilizado no planejamento, monitoramento e avaliação.
(3) O painel otimiza o acesso à gestão da informação em tempo quase real.
(4) O painel propõe visão abrangente da situação dos exames citopatológicos realizados.
(5) O painel é reutilizável com relatórios quadrimestrais reais emitidos pelo Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB).
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail




