Acessibilidade / Reportar erro

Aplicação de gráficos nightingaleanos para avaliação da heterogeneidade de Resíduos de Serviço de Saúde de um hospital

OBJETIVO:

avaliar a heterogeneidade dos Resíduos de Serviço de Saúde por meio da aplicação de gráficos nightingaleanos.

MÉTODO:

estudo transversal, que consiste na coleta de dados sobre resíduos (observação direta dos locais de armazenamento, caracterização física e composição gravimétrica), desenvolvimento de um Sistema de Informação Gerencial e construção de gráficos estatísticos.

RESULTADOS:

os resíduos que apresentam maior grau de heterogeneidade são os recicláveis, infectantes e orgânicos, respectivamente; o resíduo químico atingiu maior eficiência na segregação; os gráficos nightingaleanos são úteis na visualização rápida e na sistematização das informações sobre a heterogeneidade.

CONCLUSÃO:

o desenvolvimento de um sistema de informação gerencial e a utilização dos gráficos nigthingaleanos permite identificar e corrigir erros na segregação dos resíduos que impactam tanto no aumento de riscos à saúde e de contaminação por resíduos infectantes e químicos como na redução da comercialização e receita com os recicláveis.

Gerenciamento de Resíduos; Resíduos de Serviços de Saúde; Riscos Ocupacionais


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br