Acessibilidade / Reportar erro

Domínios dos transtornos mentais comuns em mulheres que relatam violência por parceiro íntimo* * Artigo extraído da tese de doutorado “Suspeição de transtornos mentais não psicóticos em mulheres e sua relação com a violência por parceiro íntimo”, apresentada à Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, Brasil. Apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil, processo nº 443107/2014-9.

Objetivo

verificar associações entre os tipos de violência por parceiro íntimo e os domínios dos transtornos mentais comuns em mulheres.

Método

estudo transversal, realizado com 369 mulheres. As informações foram obtidas por meio dos instrumentos: Self Reporting Questionnaire e Conflict Tactic Scales. Para análise dos dados, realizou-se teste Qui-Quadrado de Pearson, Exato de Fisher e Odds Ratio.

Resultados

mulheres que relataram abuso físico sem e com sequelas tiveram, respectivamente, 2,58 e 3,7 vezes mais chances de ter sintomas de humor depressivo ansioso. As chances de ter sintomas de decréscimo da energia vital aumentaram 2,27 vezes com agressão psicológica, 3,06 vezes com abuso físico sem sequelas e 3,13 vezes com abuso físico com sequelas. Os sintomas somáticos não mostraram associação estatística com os tipos de violência. A propensão ao desenvolvimento de sintomas de pensamentos depressivos aumentou 3,11 vezes com agressão psicológica, 6,13 vezes com agressão física sem sequelas, 2,47 vezes com coerção sexual e 7,3 vezes com agressão física com sequelas.

Conclusão

os tipos de violência por parceiro íntimo estão fortemente associados com os domínios dos transtornos mentais comuns em mulheres. Esse achado poderá contribuir para intervenções mais precisas por parte dos profissionais de saúde a mulheres vítimas de violência.

Mulheres; Transtornos Mentais; Violência por Parceiro Íntimo; Saúde Mental; Enfermagem; Saúde Pública


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br