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Validação de material educativo para o cuidado da pessoa com estomia intestinal* * Este artigo refere-se à chamada “Tecnologias educacionais e métodos pedagógicos inovadores na formação de recursos humanos em saúde”. Artigo extraído da dissertação de mestrado “Construção e validação de tecnologia educativa para o cuidado de pessoas com estomia intestinal”, apresentada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da Saúde, Natal, RN, Brasil. Apoio Financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Processo 423694/2016-2, Brasil.

Resumo

Objetivo:

validar uma cartilha educativa para pessoas com estomias intestinais como recurso tecnológico no ensino do autocuidado.

Método:

pesquisa metodológica para a construção e validação de cartilha educativa por nove juízes especialistas e 25 pessoas com estomias. Foi considerado o índice de concordância de, no mínimo, 80% para se garantir a validação do material.

Resultados:

quanto aos objetivos da cartilha, todos os juízes avaliaram os itens como “adequado” ou “totalmente adequado”, com índice de validade de conteúdo de 1,00. Com relação à estrutura e apresentação da cartilha, o índice total foi de 0,84. No quesito relevância, o total foi de 0,97 e o índice geral da cartilha educativa foi de 0,89, confirmando a validação junto aos juízes. Todos os itens da organização, estilo da escrita, aparência e motivação do material foram considerados validados pelo público-alvo, atingindo índice de concordância total de 0,99.

Conclusão:

no contexto da educação em saúde, a cartilha foi considerada válida e adequada para o cuidado das pessoas com estomias intestinais, podendo ser utilizada em ambientes de ensino, pesquisa, extensão e no cuidado à pessoa com estomia intestinal.

Descritores:
Estomia; Autocuidado; Tecnologia Educativa; Educação em Saúde; Cuidados de Enfermagem; Estudos de Validação

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