Acessibilidade / Reportar erro

Fatores relacionados ao não comparecimento à consulta para receber o resultado do exame colpocitológico1 1 Artigo extraído da tese de doutorado "Intervenção comportamental e educativa: efeitos na adesão das mulheres à consulta de retorno para receber o resultado do exame colpocitológico", apresentada ao Departamento de Enfermagem, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil

OBJETIVO:

identificar os fatores relacionados ao não comparecimento das mulheres à consulta de retorno para receber o resultado do exame colpocitológico.

MÉTODO:

estudo transversal, realizado com 775 pacientes que se submeteram ao exame colpocitológico no Centro de Saúde da Família de Fortaleza, Ceará, entre setembro de 2010 e fevereiro de 2011.

RESULTADOS:

a maioria das pesquisadas era jovem (≤35 anos), de baixa escolaridade (≤7 anos de estudo), com início da vida sexual precoce (≤20 anos) e 17,0% delas não retornaram para receber o resultado do exame. Resultados estatisticamente significantes para o não comparecimento ao retorno estiveram relacionados a: mulheres jovens (p=0,001), início precoce da atividade sexual (p=0,047) e conhecimento inadequado sobre o exame colpocitológico (p=0,029).

CONCLUSÃO:

o fato de a mulher não retornar para receber o resultado é um problema para o controle do câncer cervicouterino e deve ser combatido por meio de estratégias educativas que reforcem a importância do retorno para a detecção precoce desse câncer.

Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde; Esfregaço Vaginal; Neoplasias do Colo do Útero; Enfermagem


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br