Open-access Consulta de enfermagem e diabetes: processo educativo e transformador para os cuidados primários de saúde*

Objetivo:  analisar os elementos constitutivos que embasam a consulta de enfermagem com pessoas que têm diabetes mellitus, e desenvolver um processo educativo fundamentado nos pressupostos do Modelo de Atenção às Condições Crônicas e mediado por um processo reflexivo-dialógico com enfermeiros(as), visando à melhoria da qualidade da prática na Estratégia Saúde da Família.

Método:  pesquisa convergente assistencial realizada com 12 enfermeiros. Utilizou-se observação participante, entrevista individual semiestruturada e grupos de convergência para a coleta de dados, que foram tratados pela análise participativa, com abordagem interpretativa.

Resultados:  aproximaram-se do Modelo de Atenção proposto a promoção do autocuidado, o estabelecimento de vínculo profissional-usuário e o apoio a mudanças de hábitos das pessoas com diabetes. Por outro lado, atitudes, valores e conhecimentos que fragilizam o cuidado foram identificados como distantes. Constituíram-se pontos de convergência para a melhoria da qualidade da consulta o aprofundamento teórico e prático do modelo de atenção, diabetes, o enfrentamento da sobrecarga de trabalho, e a implantação de um guia e de um protocolo para o desenvolvimento da consulta de enfermagem. Constatou-se também o fortalecimento da autonomia dos enfermeiros, o despertar do pensamento crítico, e a busca pelo aperfeiçoamento e ressignificação da relação com o usuário.

Conclusão:  a consulta de enfermagem foi aprimorada a partir da participação ativa dos enfermeiros em um processo educativo, reflexivo e dialógico.

Descritores:
Processo de Enfermagem; Diabetes Mellitus; Atenção Primária à Saúde; Modelo de Assistência à Saúde; Doença Crônica; Aprendizagem Baseada em Problema.


Destaques:

(1) A Consulta de Enfermagem às pessoas com DM pelos enfermeiros foram constituídas por elementos que se aproximam e se distanciam do MACC. (2) Aproximação com o MACC: o vínculo, a responsabilização, o cuidado longitudinal, e a abordagem social e familiar. (3) Distanciaram do MACC: compreensão limitada do modelo, postura profissional de culpabilização do usuário e das fragilidades do processo de enfermagem. (4) A consulta de enfermagem foi aprimorada por meio da participação ativa do enfermeiro em um processo educativo, reflexivo e dialógico.

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