Open-access Geofarmacovigilância das taxas de notificação de eventos supostamente atribuíveis à vacinação ou imunização contra a COVID-19*

Objetivo: analisar a distribuição espacial da taxa de notificação de eventos supostamente atribuíveis à vacinação ou imunização contra a COVID-19 e fatores associados ao cumprimento da meta preconizada, conforme o Plano de Ação Global para Vacinas.

Método: estudo ecológico que considerou as notificações dos 853 municípios do estado de Minas Gerais. Foram analisadas 34.027 notificações, presentes no e-SUS Notifica. Realizou-se Getis-Ord Gi* e Regressão geograficamente ponderada para identificar agrupamentos espaciais, cumprimento de no mínimo 10 notificações e fatores correlacionados com a distribuição espacial.

Resultados: observou-se distribuição heterogênea das taxas de notificação em todo o estado. 20,3% dos municípios não cumpriram a meta preconizada de notificações. Os municípios das macrorregiões Noroeste, Jequitinhonha e Vale do Aço tiveram as maiores taxas de notificação do estado. Já os municípios das macrorregiões Leste, Leste Sul e Oeste tiveram as menores taxas. O número de profissionais de enfermagem por habitante (coeficiente de regressão= 0,644; p< 0,01) e o percentual de famílias residentes em área rural (coeficiente de regressão= -0,013; p< 0,01) estiveram associados às taxas de notificação.

Conclusão: a presença de aglomerados de baixas notificações aponta a necessidade de implementar estratégias integradas e adaptadas às particularidades de cada região, para aprimorar a vigilância das notificações de eventos.

Descritores:
Vacinas; Eventos Adversos; COVID-19; Vigilância em Saúde Pública; Análise Espacial; Estudos Ecológicos


Destaques:

(1) Heterogeneidades espaciais das taxas de notificação do estado de Minas Gerais. (2) Identificação de áreas que necessitam de intervenções prioritárias de vigilância. (3) Necessidade de implementar ações locais para reduzir subnotificações de ESAVI. (4) Identificação de fatores associados à taxa de notificação de ESAVI. (5) Contribuição para políticas de saúde alinhadas a metas globais.

location_on
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3387 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro