Acessibilidade / Reportar erro

Vivenciando a maternidade em contextos de vulnerabilidade social: uma abordagem compreensiva da fenomenologia social 1 1 Artigo parte da dissertação de mestrado “Vivencia de una madre e hijo en situación de vulnerabilidad. Un abordaje Fenomenológico Social” apresentada a Facultad de Enfermería, Universidad Andrés Bello, Santiago, Chile. Apoio financeiro da Universidad Andrés Bello, Vicerrectoría de Investigación y Doctorado, processo nº DI-21-10/R.

OBJETIVO:

compreender a vivência de mães em situação de vulnerabilidade da gestação até os primeiros anos de vida do filho, assim como as suas expectativas para o futuro.

MÉTODO:

estudo qualitativo que utilizou a fenomenologia social de Alfred Schütz como referencial filosófico. Entre janeiro e abril de 2011, foram entrevistadas, em centros de saúde de uma comunidade urbana de Santiago do Chile, nove mães matriculadas no programa Chile Cresce Contigo, em 2009.

RESULTADOS:

a análise compreensiva do tipo vivido permitiu compreender a vivência do mundo de vida cotidiano. Numa situação de extrema vulnerabilidade, ser mãe é uma notícia imprevista, com sentimentos de desesperança que se transformam em resignação. Não existe projeto de futuro, mas vive-se o aqui e o agora com incerteza. Com base nos relatos das mulheres-mães, foram identificados padrões significativos do vivido no âmbito pessoal e familiar, que contribuem com conhecimentos para uma compreensão mais acurada do mundo social, com base nas perspectivas particulares das mulheres.

CONCLUSÕES:

para a prática do cuidado humanizado e compreensivo da saúde na área de enfermagem, o presente estudo traz conhecimentos necessários para o desenho de intervenções que permitam vencer a desesperança das mulheres excluídas devido à sua invisibilidade e à sua condição de pobreza.

Vulnerabilidade Social; Política Social; Saúde Pública; Enfermagem


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br