| A † 1 |
Conhecer as ações do enfermeiro no apoio ao AM ‡ . |
Suporte reduz o desmame precoce e aborda riscos. |
Orientação sobre massagem, extração de leite, cuidados para prematuros e gêmeos. |
| A † 2 |
Descrever a experiência de promoção ao AM ‡ em UBS § . |
Houve melhoria dos indicadores de saúde. Desafios incluem a rotatividade da equipe. |
Atividades em grupo, materiais informativos e apoio à equipe. |
| A † 3 |
Analisar a translactação e a relactação no retorno ao AM ‡ . |
Eficácia de 78,6% em reversão do desmame. |
Translactação, relactação, estimulação e ordenha mamária. |
| A † 4 |
Identificar as causas do abandono e o sucesso na relactação. |
Relactação eficaz para prematuros, com apoio contínuo. |
Combinação AM ‡ + suplementação e uso de relactadores. |
| A † 5 |
Analisar a exclusividade do AM ‡ pós-alta hospitalar. |
Suporte rápido melhora o AM ‡ em primíparas. |
Restringir suplementos, apoio digital e visitas domiciliares. |
| A † 6 |
Examinar a atividade galactagoga de plantas. |
O feno-grego e o cardo-leiteiro demonstraram eficácia. Recomendam-se mais pesquisas. |
Uso supervisionado de galactagogos. |
| A † 7 |
Determinar métodos para aumentar o leite materno. |
Práticas tradicionais e modernas fortalecem a confiança. |
Esvaziamento eficaz, abordagens culturais e treinamentos. |
| A † 8 |
Avaliar AM ‡ exclusivo em prematuros pós-alta. |
Taxas abaixo do recomendado pela OMS ‖ . |
Políticas públicas, atenção contínua e suporte pós-alta. |
| A † 9 |
Analisar evidências sobre a produção de leite materno. |
Métodos como acupuntura e relactação são eficazes em 72,22%. |
Uso de medicamentos, fitoterápicos e protocolos educativos. |
| A † 10 |
Manter a lactação e estabelecer o AM ‡ efetivo. |
O apoio domiciliar e técnicas como translactação são essenciais. |
Translactação, monitoramento do peso e ajuste da pega. |
| A † 11 |
Analisar o impacto de apoio social no AM ‡ . |
Suporte social e intervenções educativas prolongam o AM ‡ . |
Grupos de apoio, programas comunitários e canais de comunicação. |
| A † 12 |
Avaliar intervenções sobre AM ‡ . |
Educação sobre o comportamento e sinais melhora a percepção de insuficiência de leite. |
Abordagem educativa e sessões de autogestão. |
| A † 13 |
Conhecer práticas para AM ‡ em prematuros na UTI ¶ . |
O apoio da rede profissional e familiar essencial para o sucesso. |
Contato pele a pele, hidratação e terapias complementares. |
| A † 14 |
Desenvolver um protocolo de enfermagem sobre AM ‡ na APS**. |
A capacitação contínua e o uso de tecnologias melhoram indicadores. |
Educação audiovisual e digital com abordagem cultural. |
| A † 15 |
Abordar problemas na amamentação. |
A extração ineficaz reduz a produção. Técnicas adequadas são fundamentais. |
Bombeamento com vácuo confortável e técnicas de relaxamento. |
| A † 16 |
Compartilhar experiências sobre relactação. |
Fortalece o vínculo mãe-bebê e a qualidade de vida. |
Relactação com suporte técnico e emocional. |
| A † 17 |
Avaliar o impacto do relaxamento no AM ‡ . |
O relaxamento aumenta a produção de leite e reduz a ansiedade materna. |
Musicoterapia e práticas de relaxamento. |
| A † 18 |
Saber como aumentar a produção de leite. |
Métodos combinados melhoram a lactação e reduzem estresse. |
Massagem, acupressão, feno-grego e afirmações positivas. |
| A † 19 |
Promover AM ‡ com cuidado integral à saúde infantil. |
O suporte familiar e a dieta equilibrada superam dificuldades. |
Envolvimento da comunidade, técnicas de pega e ingestão calórica adequada. |
| A † 20 |
Apoiar a prática clínica baseada em evidências. |
Ajustes garantem a transferência adequada de leite e nutrição. |
Compressões mamárias e alternância na mamada. |
| A † 21 |
Analisar estratégias de expressão de leite em prematuros. |
Diretrizes devem enfatizar o início precoce e a maior frequência de expressão. |
Bombas adequadas e treinamento específico para mães. |
| A † 22 |
Determinar o impacto de sistema interativo no AM ‡ . |
O monitoramento online melhora o AM ‡ em populações carentes. |
Intervenções web e apoio de especialistas. |
| A † 23 |
Investigar o efeito da musicoterapia no AM ‡ . |
Música reduz estresse e aumenta a produção de leite. |
Incentivo à escolha musical e sessões regulares. |
| A † 24 |
Orientar cuidados pós-alta da UTI ¶ neonatal. |
A transição eficaz exige um plano conjunto e ajustes maternos. |
Monitoramento da pega, alimentação tripla e plano de amamentação. |
| A † 25 |
Criar protocolos para problemas no AM ‡ . |
Galactagogos devem ser usados com supervisão médica. |
Avaliação de hipolactação e drenagem eficaz das mamas. |
| A † 26 |
Fornecer suporte ao AM ‡ pós-alta. |
A atenção à dor e o suporte contínuo melhoram indicadores. |
Visitas domiciliares e apoio remoto de profissionais. |
| A † 27 |
Oferecer informações sobre o AM ‡ a profissionais. |
A produção otimizada melhora a confiança e reduz a suplementação. |
Mamadas noturnas, extração eficaz e descanso adequado. |
| A † 28 |
Avaliar fatores associados ao AM ‡ em prematuros. |
A ordenha e o vínculo mãe-bebê são essenciais para prematuros. |
Uso do copo, redução de estresse e educação materna. |
| A † 29 |
Promover o AM ‡ exclusivo e a alimentação complementar saudável. |
A Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil qualifica profissionais e reduz práticas inadequadas. |
Qualificação, monitoramento e incentivo à amamentação. |