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O enfoque da prática reflexiva: uma redignificação epistemológica da enfermeira profissional


Na atualidade, as mudanças rápidas que estão acontecendo na educação superior a partir das propostas emanadas do projeto TUNNING e do espaço europeu de educação superior (EEES), e a transformação radical da sua estrutura supõem uma mudança profunda que tem uma especial repercussão nos processos de ensino-aprendizagem da enfermagem. A aparição de uma nova estrutura curricular baseada em competências, a proposta de novos métodos de ensino centrados explicitamente na aprendizagem das estudantes e a nova concepção do trabalho da docência emergente diante dessas mudanças, estão gerando umas exigências pedagógico-didáticas que não tem paradigmas na recente história das universidades. Uma das mais destacadas é a que reclama uma formação centrada no estudante e que o prepare adequadamente para as complexas tarefas que hoje em dia exigem as práticas profissionais da enfermagem.

Um dos elementos centrais dessa mudança tem sido a profunda reconceituação que foi levada a cabo sobre os fundamentos epistemológicos das ações que as enfermeiras profissionais realizam no exercício das suas funções11 Benner P, Tanner C, Chesla C. Expertise in nursing practice: caring, clinical judgment, and ethics. Londres: Springer; 2009.. Esta ressignificação da natureza dos saberes que efetivamente põem em jogo as enfermeiras profissionais tem sofrido por sua vez uma mudança, na maneira de representa-los, formaliza-los e transmiti-los22 Medina JL, Jarauta B, Menegaz J. A formalização do conhecimento profissional no currículo. Rev Ibero-Am Estudos Educ. 2018;13(2):588-603.. Dois são os motivos que tem impulsado essa mudança.

Em primeiro lugar, a que parafraseando a Schön33 Schön D. La formación de profesionales reflexivos. Hacia un nuevo diseño de la formación y el aprendizaje en las profesiones. Madrid: Paidós MEC; 1992. poderíamos denominar a crise da perícia ou competência profissional. Esta crise tem gerado um movimento no qual a habilidade profissional requerida para uma prática competente do cuidado, tem deixado de considerar-se uma ciência aplicada baseada na racionalidade técnica ou instrumental para apoiar-se cada vez mais em uma racionalidade prático-reflexiva, a qual, tem suposto, uma redignificação da enfermeira profissional como agente epistémico44 Medina JL. La pedagogía del cuidado. Saberes y prácticas en la formación universitaria en enfermería. Santiago de Chile: Ediciones de la Universidad de Chile; 2017..

A primeira entende que a boa práxis profissional do cuidado consiste na aplicação de técnicas e procedimentos, padronizados e validados cientificamente, a solução de problemas bem estruturados e formalizados. A conexão entre problemas e técnicas (meios) se aprende a estabelecer na formação universitária através do treinamento na aplicação sistemática de teorias cientificamente estabelecidas33 Schön D. La formación de profesionales reflexivos. Hacia un nuevo diseño de la formación y el aprendizaje en las profesiones. Madrid: Paidós MEC; 1992.. Tanto os processos de identificação/diagnóstico de problemas, como os procedimentos de resolução, não se consideram problemáticos uma vez estabelecidos, além das dificuldades que podem encontrar-se para aprendê-los por parte do estudante. A segunda, muito pelo contrario, defende que na prática profissional da enfermagem os problemas (e suas soluções) não costumam apresentar-se de forma estruturada. De fato, existem abundantes evidencias empíricas que permitem afirmar que inicialmente não costumam apresentar-se como problemas (uma situação para que se dispõe de pelo menos uma solução técnica conhecida), bem como situações ambíguas, pouco claras e desorganizadas: o que Schön55 Schön D. The reflective practitioners: How Professionals Think in Action. New York: Basic Books; 1983. denomina uma situação problemática. Ou seja, uma situação cronológica e cognitivamente previa ao estabelecimento do problema. A prática profissional do cuidado está saturada de ambiguidade e incertezas e demanda, portanto uns saberes suficientemente flexíveis e dinâmicos para poder se adaptar às situações de mudança que o constituem e aos problemas éticos que lhe são inerentes. Conhecimentos que vão muito além das teorias formais, abstratas e descontextualizadas, que são as que exclusivamente usam os novatos (o mapa) nos distintos campos profissionais, porque requer um juízo profissional sustentado no que Dreyfus e Dreyfus66 Dreyfus HL, Dreyfus SE. Mind over machine.The Power of Human Intuition and Expertise in the Era off the Computer. Nueva York: McMillan; 1986. tem denominado compreensão situacional (o território).

Em segundo lugar, e como consequência dessa perda de confiança na forma de explicar em que consiste e como se desenvolve a perícia profissional, tem se produzido uma forte insatisfação e tem se formulado numerosas críticas à formação que as enfermeiras recebem. Questiona-se que as universidades dominadas pelas culturas “monodisciplinares” e por exigências de produção de conhecimento formais sejam capazes de proporcionar uma formação profissional de qualidade baseada nos saberes utilizados realmente pelas enfermeiras profissionais e as competências que efetivamente põem em jogo para o desenvolvimento de todas as suas funções11 Benner P, Tanner C, Chesla C. Expertise in nursing practice: caring, clinical judgment, and ethics. Londres: Springer; 2009..

Para que essa formação que se pede possa efetivamente ser desenvolvida, se exige à pesquisa universitária que se foque no estúdio da prática do cuidado uma espécie de “volta à realidade” fenomenológica dessas práticas22 Medina JL, Jarauta B, Menegaz J. A formalização do conhecimento profissional no currículo. Rev Ibero-Am Estudos Educ. 2018;13(2):588-603.. Trata-se de estudar os saberes das enfermeiras profissionais em seus contextos reais de elaboração e utilização: seu trabalho e as tarefas que desenvolvem, seu conhecimento na prática55 Schön D. The reflective practitioners: How Professionals Think in Action. New York: Basic Books; 1983.. Estes conhecimentos são indissociáveis da “ação profissional”. São estudos elaborados e incorporados durante a prática profissional do cuidado e unicamente tem sentido em relação a essa. O exercício profissional da enfermagem e os saberes que o sustentam, e que nele se produzem, não são instancias separadas, mas, co-pertencem a uma prática determinada, co-evoluem com ela e com essa se transformam. Pensar os conhecimentos profissionais sem articula-los com as situações práticas que lhes dão sentido é um erro.

Há suficientes evidencias para afirmar que as situações práticas com as que as enfermeiras profissionais se enfrentam estão carregadas de incertezas e ambiguidade, que unicamente podem reduzir-se mediante uma análise da situação e seu contexto11 Benner P, Tanner C, Chesla C. Expertise in nursing practice: caring, clinical judgment, and ethics. Londres: Springer; 2009.,33 Schön D. La formación de profesionales reflexivos. Hacia un nuevo diseño de la formación y el aprendizaje en las profesiones. Madrid: Paidós MEC; 1992.,77 Atkinson T, Claxton G. El profesor Intuitivo. Barcelona: Octaedro; 2002.. Essa análise, no entanto, se realiza tanto sobre o contexto da situação como sobre as expectativas, motivações e interesses dos participantes na mesma, resultando um “marco de referencia” que contextualiza e delimita as possibilidades das ações a executar-se e facilita a compreensão dos problemas. O que é importante destacar é que nem a análise original nem o marco resultante são produtos do conhecimento acadêmico nem da derivação e aplicação de princípios e regras técnicas assimiladas pela enfermeira profissional durante sua formação inicial22 Medina JL, Jarauta B, Menegaz J. A formalização do conhecimento profissional no currículo. Rev Ibero-Am Estudos Educ. 2018;13(2):588-603.. Reclama-se, em suma, que os múltiplos saberes e competências que sustentam as práticas profissionais da enfermagem sejam considerados uma fonte de primeira ordem para o delineamento e desenvolvimento dos programas universitários de formação de enfermeiras.

References

  • 1
    Benner P, Tanner C, Chesla C. Expertise in nursing practice: caring, clinical judgment, and ethics. Londres: Springer; 2009.
  • 2
    Medina JL, Jarauta B, Menegaz J. A formalização do conhecimento profissional no currículo. Rev Ibero-Am Estudos Educ. 2018;13(2):588-603.
  • 3
    Schön D. La formación de profesionales reflexivos. Hacia un nuevo diseño de la formación y el aprendizaje en las profesiones. Madrid: Paidós MEC; 1992.
  • 4
    Medina JL. La pedagogía del cuidado. Saberes y prácticas en la formación universitaria en enfermería. Santiago de Chile: Ediciones de la Universidad de Chile; 2017.
  • 5
    Schön D. The reflective practitioners: How Professionals Think in Action. New York: Basic Books; 1983.
  • 6
    Dreyfus HL, Dreyfus SE. Mind over machine.The Power of Human Intuition and Expertise in the Era off the Computer. Nueva York: McMillan; 1986.
  • 7
    Atkinson T, Claxton G. El profesor Intuitivo. Barcelona: Octaedro; 2002.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    2018
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