Open-access Demonstração de métodos de cálculo para o dimensionamento da equipe de enfermagem em terapia intensiva

Objetivo:  demonstrar o dimensionamento do pessoal de enfermagem em terapia intensiva estimado por dois cálculos, utilizando o Nursing Activities Score como um dos seus componentes centrais.

Método:  estudo descritivo, retrospectivo, que compilou as pontuações do Nursing Activities Score de pacientes de cinco Unidades de Terapia Intensiva de um hospital do sul do Brasil. Dois cálculos foram empregados para dimensionar o quadro de enfermagem. Além de outros componentes, o cálculo I converteu o escore do Nursing Activities Score em minutos e horas; e o cálculo II utilizou este escore sobre um denominador correspondente a um profissional de enfermagem/dia, tendo em vista duas modalidades de turnos de trabalho. Em ambas as equações, respeitou-se a proporção de 52% de enfermeiros.

Resultados:  nas 9.610 avaliações, a média do Nursing Activities Score foi de 85,9% (80,8% a 96,4%). Enquanto o cálculo I estimou 164 profissionais, o cálculo II projetou 176 e 140 trabalhadores para cinco e quatro turnos, respectivamente. A diferença de enfermeiros entre métodos chegou a 18 profissionais.

Conclusão:  a escolha do cálculo e o número de turnos de trabalho interferem substancialmente na estimativa de pessoal de enfermagem intensivista. Isso pode fundamentar revisão metodológica na normatização do dimensionamento de enfermagem desta área.

Descritores:
Dimensionamento de Pessoal; Carga de Trabalho; Equipe de Enfermagem; Unidades de Terapia Intensiva; Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital; Cuidados Críticos


Destaques:

(1) A projeção de pessoal de enfermagem intensivista depende do método de cálculo.

(2) A normativa técnica sobre pessoal de enfermagem em terapia intensiva merece revisão.

(3) O instrumento de aferição de carga de trabalho não garante projeção de pessoal igual.

location_on
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3387 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro